Pesquisar
Close this search box.

15 ANOS DO DOCUMENTO DE APARECIDA

1ea4ba58-3b54-4ab6-b7e4-c77c49ffc34c

Redação Katholika com informações do Vatican News

O Documento de Aparecida surgiu da V Conferência Geral do Episcopado da América Latina e do Caribe (CELAM), que aconteceu em 2007 em Aparecida- SP.

O objetivo da conferência foi unir os bispos de toda América Latina e do Caribe para discutir os passos e planejamentos da Igreja em um mundo cheio de transformações sociais e eclesiais.

O grande apelo do Documento foi a necessidade de uma conversão de toda a Igreja, para que os cristãos se tornem discípulos e missionários em sua vida cristã.

Confira alguns parágrafos deste importantíssimo documento:

A Igreja deve cumprir sua missão seguindo os passos de Jesus e adotando suas atitudes (cf. Mt 9,35- 36). Ele, sendo o Senhor, fez-se servo e obediente até a morte de cruz (cf. Fl 2,8); sendo rico, escolheu ser pobre por nós (cf. 2 Cor 8,9), ensinando-nos o caminho de nossa vocação de discípulos e missionários. No Evangelho aprendemos a sublime lição de ser pobres seguindo a Jesus pobre (cf. Lc 6,20; 9,58), e a de anunciar o Evangelho da paz sem bolsa ou alforje, sem colocar nossa confiança no dinheiro nem no poder deste mundo (cf. Lc 10,4ss). Na generosidade dos missionários se manifesta a generosidade de Deus, na gratuidade dos apóstolos aparece a gratuidade do Evangelho”. (DAp 30).

“As novas gerações são as mais afetadas por esta cultura do consumo em suas aspirações pessoais profundas. Crescem na lógica do individualismo pragmático e narcisista, que desperta nelas mundos imaginários especiais de liberdade e igualdade. Afirmam o presente porque o passado perdeu relevância diante de tantas exclusões sociais, políticas e econômicas. Para eles o futuro é incerto. Assim mesmo, participam da lógica da vida como espetáculo, considerando o corpo como ponto de referência de sua realidade presente. Têm um novo vício pelas sensações e crescem em uma grande maioria sem referência aos valores e instâncias religiosas”. (DAp 51).