Pesquisar
Close this search box.

Mês de Maria

photo-1527999230720-768828d2d0a3

O mês de maio é especial para a devoção mariana. Costumeiramente, intensificam-se as orações à Nossa Senhora, as reflexões sobre a doação de Maria ao projeto de Salvação. Neste ano, o Papa Francisco propôs uma itinerário espiritual, oferecendo a cada dia do mês de maio a oração do Santo Terço a uma intenção específica, a partir de um Santuário Mariano do mundo.

O objetivo da maratona de oração é redescobrir a oração do Santo Terço, como uma oportunidade de louvor, súplica e ação de graças a Deus por meio da intercessão de Nossa Senhora. No texto divulgado pelo Vaticano News, Bruno Franguelli, SJ, destaca o Terço como a oração dos simples e pequenos:

O Terço sempre foi a oração dos simples e pequenos. Mas isso não quer dizer que seja uma oração exclusiva dos pobres e dos iletrados, mas de todos os que desejam fazer-se humildes diante da presença de Deus. Não se trata de uma fórmula com altos conceitos teológicos e complicados, mas de uma repetição simples e passiva diante dos mistérios do Senhor Jesus. Neste sentido, os Sumos Pontífices, ao longo da História, não somente incentivaram todo o povo de Deus a meditar a oração do Terço, mas eles mesmos cultivaram este método de oração em sua vida espiritual. São João Paulo II afirmou várias vezes: “O Rosário é a minha oração predileta. Oração maravilhosa!”

A importância de Maria na vida da Igreja está destacada no importante documento do Concílio Vaticano II, Lumem Gentium no número 8. De Maria, todos recebem o modelo do ser cristão, a intercessão consoladora, o exemplo de virtudes, a filiação espiritual. Dela também, a Igreja recebe a sua função maternal:

A Igreja que contempla a sua santidade misteriosa e imita a sua caridade, cumprindo fielmente a vontade do Pai, torna-se também, ela própria, mãe, pela fiel recepção da palavra de Deus: pela pregação e pelo Batismo, gera, para vida nova e imortal, os filhos concebidos por ação do Espírito Santo e nascidos de Deus. E, também ela é virgem, pois guarda fidelidade total e pura ao seu Esposo e conserva virginalmente, à imitação da Mãe do seu Senhor e por virtude do Espírito Santo, uma fé íntegra, uma sólida esperança e uma verdadeira caridade (LG 8).

Acompanhe todos os dias do mês de maio no Instagram do Katholika as intenções do dia neste itinerário espiritual. Lá você encontra um espaço também para colocar suas intenções particulares para que juntos, elevemos a Deus, pelas mãos da Virgem Maria, nossas súplicas e louvores.

Maria, Mãe da Igreja, rogai por nós!