Pesquisar
Close this search box.

Ministério do Catequista: a vocação do primeiro anúncio

Church People Believe Faith Religious

Papa Francisco instituiu o ministério do catequista, com o Motu Proprio Antiquum ministerium apresentado hoje, dia 11 maio, na Sala de Imprensa do Vaticano. O evento contou com a presença do presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, o Arcebispo Rino Fisichella e o responsável pela Catequese, Dom Franz-Peter Tebartz-van Elst.

Segundo o papa em sua vídeo-mensagem, no dia 05 de maio, aos catequistas cabe a responsabilidade do “primeiro anúncio”. Em um contexto de “indiferença religiosa, sua palavra será sempre o primeiro anúncio, que atinge os corações e mentes de tantas pessoas que estão esperando para encontrar Cristo”.

Afirma o papa na carta Motu Proprio:

Não se pode esquecer a multidão incontável de leigos e leigas que tomaram parte, diretamente, na difusão do Evangelho através do ensino catequístico. Homens e mulheres, animados por uma grande fé e verdadeiras testemunhas de santidade, que, em alguns casos, foram mesmo fundadores de Igrejas, chegando até a dar a sua vida. Também nos nossos dias, há muitos catequistas competentes e perseverantes que estão à frente de comunidades em diferentes regiões, realizando uma missão insubstituível na transmissão e aprofundamento da fé (3).

O papa não quer trazer uma novidade à Igreja, como afirma Dom Peruzzo, mas quer ressaltar um ministério antigo, existente e real. Tal atitude do papa ressalta a eclesiologia do Vaticano II, valorizando e destacando o protagonismo leigo e sua vocação batismal dentro da Igreja.

Com efeito, o Catequista é chamado, antes de mais nada, a exprimir a sua competência no serviço pastoral da transmissão da fé que se desenvolve nas suas diferentes etapas: desde o primeiro anúncio que introduz no querigma, passando pela instrução que torna conscientes da vida nova em Cristo e prepara de modo particular para os sacramentos da iniciação cristã, até à formação permanente que consente que cada batizado esteja sempre pronto a dar a razão da sua esperança a todo aquele que lhe peça. O Catequista é simultaneamente testemunha da fé, mestre e mistagogo, acompanhante e pedagogo que instrui em nome da Igreja. Uma identidade que só mediante a oração, o estudo e a participação direta na vida da comunidade é que se pode desenvolver com coerência e responsabilidade (6).

Redação Katholika