Pesquisar
Close this search box.

ESPÍRITO SANTO: A ALMA DA IGREJA

WhatsApp Image 2021-05-16 at 12.51.55

Imaginemos que em Belo Horizonte, repentinamente, a energia elétrica faltasse. Semáforos desligados e engarrafamentos por toda cidade, elevadores paralisados e gente gritando por socorro, hospitais em situação de emergência, casas na escuridão da noite, enfim o caos total.

Este seria o retrato da Igreja se não fosse animada pelo Santo Espírito. Em hebraico, espírito é ruah, ou seja, vento ou sopro de vida. Os antigos identificavam a morte de uma pessoa com um espelho na boca do agonizante. Se o espelho embaçasse, a pessoa tinha sopro, tinha vida; se o espelho não apresentasse alteração a pessoa era declarada morta. Sem o sopro não há vida.

A ruah divina é o Espírito de Deus que anima, dá força, coesão e unidade a todo cosmos. Cosmos, de onde surge a palavra cosmético, é beleza, harmonia e unidade. É o Espírito de Deus que desde o início ordenou a todo cosmos e o sustenta em toda sua complexidade e beleza.

O Espírito ungiu Jesus para que ele pudesse realizar na terra sua missão e manifestasse aos discípulos sua condição divina de Filho Unigênito do Pai. O mesmo Espírito ilumina a mente dos apóstolos para reconhecerem Jesus como Messias e Filho de Deus.

O Espírito Santo é o Espírito da ressurreição ao qual Jesus se entregou no seu último suspiro. Este mesmo Espírito que plasmou Jesus no seio de Maria na ressurreição lhe entrega seu corpo glorificado. Espírito que foi derramado sobre os apóstolos em Pentecostes e edifica a Igreja como um organismo espiritual.

A identidade da Igreja mais profunda é dada pelo Espírito Santo. Sem o Espírito a Igreja não tem razão de ser. No Espírito somos consagrados como filhos de Deus no Batismo, tornamo-nos testemunhas de Cristo na Confirmação. É na força do Espírito que a Palavra de Deus nos transforma e transforma o Pão e o Vinho no alimento dos redimidos.

O Espírito Santo constrói a unidade sem eliminar as diferenças. Faz crescer o indivíduo como pessoa e o relaciona aos demais para formar comunhão. Ele renova a face da Terra, santifica os fiéis, une o que é diverso e convoca todos os seres humanos para a perfeição no amor.

Pe. José Cândido

Pe. José Cândido é pároco da Paróquia São Sebastião - Região Centro - Sul, de Belo Horizonte, MG, e Redator Chefe do Katholika.