Pesquisar
Close this search box.

SANTÍSSIMA TRINDADE: ENIGMA OU MISTÉRIO?

593a8e0fcbc1cda8fbcb7f0826a70ed55b3ac66d902c6 copiar

“Não há senão um só Deus Pai, um só Filho Unigênito, um só Espírito Santo. Nós enunciamos separadamente cada uma das hipóstases e, quando precisamos enumerá-las em conjunto não o fazemos de maneira que possa induzir a uma concepção politeísta.” (São Basílio de Cesareia)

O Padre Zakaria Botros, da Igreja Ortodoxa Copta, personalidade muito conhecida no Egito, certa vez participou de um programa televisivo no qual lhe foi pedido para explicar, de modo plausível, o mistério da Trindade aos islâmicos que, por não compreenderem esse mistério, acusam os cristãos de idólatras, adoradores de três deuses. Padre Zakaria assim explicou: “A Bíblia ensina que Deus criou o homem à sua imagem (cf. Gênesis 1, 27). Mas Deus não possui imagem física, não possui nariz e não possui orelha. Então, o que significa dizer que Deus criou o homem à sua imagem? Simplesmente que o homem tem uma inteligência, uma palavra e um espírito. Esses elementos constituem uma trindade: intelecto; linguagem; e espírito.” A explicação acima ajuda a compreender também que Deus, o Ser Vivente, tem uma existência. Ele não é uma ideia abstrata.

Ao invés de vasculhar a Santa Escritura e a Tradição a fim de encontrar fórmulas trinitárias dogmaticamente bem elaboradas, é luminoso partir de Gênesis 1, 27 para se compreender o mistério da Trindade. Toda pessoa humana tem em si o reflexo do mistério do Deus Trindade. Partindo dessa realidade, pode-se fazer uma analogia e dizer que o intelecto corresponde ao Pai, a linguagem corresponde ao Filho e o espírito corresponde ao Espírito Santo.

Além do exemplo usado pelo Padre Zakaria, há outro que parte da maneira tripartida de se conceber a pessoa humana. Para os Padres gregos, toda pessoa humana é um composto de corpo, alma e espírito. Nessa composição tripartida da pessoa humana, a realidade do mistério da Trindade se reverbera, nitidamente. Segundo Vladimir Lossky, “a perfeição do homem não se radica no que o assemelha ao conjunto das criaturas, mas no que o distingue do cosmos assemelhando-o ao Criador.”

Se alguém deseja contemplar e conhecer o mistério da Trindade, o caminho a ser percorrido não é o da especulação filosófica, não é o do apreço pelas ideias abstratas e não é o da busca por realidades etéreas. O Pai, ao criar tudo por meio do Filho e para o Filho (cf. Colossenses 1, 16), no poder do Espírito Santo, deixou na criação, especialmente no homem, as marcas do mistério divino da Trindade. Partindo daquilo que a Revelação nos diz sobre Deus, é possível reconhecer no homem o que nele corresponde à imagem divina. Então, a partir do dado revelado, é possível contemplar a realidade criada – especialmente o homem, criado à imagem e à semelhança de Deus (cf. Gênesis 1, 26) – e chegar à contemplação do sublime mistério da Trindade. Essa contemplação significa a aquisição do conhecimento místico de Deus. Logo, nesse sentido, o conhecimento do mistério de Deus passa pelo conhecimento do mistério do homem. É impossível conhecer o mistério do homem sem chegar ao mistério da Trindade.

É maravilhoso entender que para revelar, plenamente, o seu próprio mistério, a Trindade serviu-se da humanidade! O Filho de Deus encarnado, mediante a sua divino-humanidade, revelou aos homens o Pai (cf. Mateus 6, 9) e prometeu enviar-lhes o Espírito Santo (cf. João 15, 26). A chave espiritual de acesso à divindade está na própria humanidade!

Esse viés teológico, ou seja, essa via de reflexão para se chegar ao mistério da Trindade não poderia incorrer num certo emanatismo, como se o homem fosse uma espécie de derivação ou de prolongamento da divindade? Não. Sobre isso bem recorda Santo Agostinho: “Uma coisa é a Trindade em si e outra a imagem da Trindade numa realidade.” O mistério da Trindade em si não se confunde com o seu reflexo na realidade criada, especialmente no homem. Por exemplo: Um corpo iluminado pela luz, embora reflita a luz, não se confunde com a luz por ele refletida.

Enfim, há um só Deus Pai, Filho e Espírito Santo. Esse único Deus, na comunhão de amor das três Pessoas divinas, transborda seu amor em toda a realidade criada, especialmente no homem, obra prima da sua criação. Deus Trindade não é um enigma e sim um mistério. Qual é a diferença entre enigma e mistério? O enigma, numa das principais denotações da palavra, é uma realidade indecifrável. O mistério, mesmo sendo uma realidade velada, é passível de ser alcançado e conhecido pela razão humana, embora esta não possa esgotá-lo na sua profundidade e na sua totalidade.

Padre Robison Inácio de Souza Santos

Padre Robison Inácio de Souza Santos, Diocese de Guaxupé (MG), é mestre em Teologia Dogmática pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma e membro do corpo docente da FACAPA (Faculdade Católica de Pouso Alegre - MG).