Pesquisar
Close this search box.

QUANDO O SABER É UM PROBLEMA

notebook-336634_1920

O mundo evoluiu muito e quase todas as pessoas têm acesso à informação e formação. As faculdades à distância estão espalhadas aos montes, com preços baixos e irrisórios se comparadas ao alto custo dos cursos de graduação de poucos anos atrás. Para quem ainda não pode pagar por uma, se tem força de vontade, cursos livres e perfis de formação nas redes sociais são o que não faltam.

Mas até que ponto o saber é um benefício? Parece extremamente errado abrir uma reflexão dessa forma, mas a pergunta apenas quer gerar um desconforto inicial. É certo que quanto mais sabemos, mais domínio temos das situações e dos problemas. Já dizia Francis Bacon, filósofo inglês, que “saber é poder”. Mais tarde, Kant, pensador prussiano, reforçava uma ideia parecida, convocando as pessoas a ousarem saber, a atreverem conhecer.

Só que nem sempre o conhecimento está associado a capacidade de interpretação e de análise da realidade: um grupo enorme de pessoas procura se formar na ignorância e é certificado por pensamentos isolados e fora de contexto.

O primeiro princípio para quem quer se tornar independente intelectualmente é a capacidade de deixar-se formar e estar aberto à novidade que descontrói os pré-conceitos e opiniões equivocadas.

Conhecer, sem abrir-se ao conhecimento, é como possuir uma garrafa de água em meio ao deserto e ser incapaz de tomá-la. Há informações necessárias para mitigar a sede da ignorância, mas não há a humildade para deixar-se mudar e atingir por elas.

Por isso, estude, e muito! Busque cursos, palestras, eventos on-line. Contudo, esteja aberto para descontruir os vários pré-conceitos e as falsas ideias, formadas sobre uma opinião parcial e não sobre os dados da realidade. 

Permitir-se ser transformado pelo saber é cuidar e elevar a sensibilidade do espírito humano. Eleve-se. “Ouse saber”, porque “conhecer é o poder” capaz de mudar o mundo para melhor.

Luiz Fernando Gomes

Luiz Fernando Gomes é seminarista da Diocese de Guaxupé-MG. É bacharel em Filosofia pela Faculdade Católica de Pouso Alegre e está cursando o último período de bacharel em Teologia pela mesma Instituição.