Pesquisar
Close this search box.

DIA MUNDIAL DOS AVÓS E IDOSOS

pexels-andrea-piacquadio-3768131

“A oração é um pulmão de que não se podem privar a Igreja e o mundo. Sobretudo neste tempo tão difícil para a humanidade em que estamos – todos na mesma barca – a atravessar o mar tempestuoso da pandemia, a tua intercessão pelo mundo e pela Igreja não é vã, mas indica a todos a serena confiança de um porto seguro.”

Com estas palavras, o Papa Francisco chamou a Igreja no mundo todo a dedicar um dia especial de oração pelos avós e pessoas idosas.

Neste dia 25 de junho de 2021, celebra-se o 1º Dia Mundial dos Avós e Idosos. Uma proposta do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida com a intenção de unir o mundo inteiro em oração com o Papa Francisco.

Mais que um dia de homenagens, o Dia Mundial do Avós e idosos é um chamado ao reconhecimento, à memória e a gratidão àqueles que dedicaram e dedicam as suas vidas na construção da sociedade com seu exemplo e sua oração.

É também a boa oportunidade de aproximar os jovens dos idosos, para que, ao honrar essa data especial os jovens reconheçam as riquezas recebidas dos seus avós. Aliás, recomenda o papa que nos dias que se seguem, os jovens se organizem para visitar os avós e pessoas idosas como sinal de gratidão e reconhecimento. Assim disse o Papa em sua mensagem:

“O futuro do mundo está nesta aliança entre os jovens e os idosos. Quem, senão os jovens, pode agarrar os sonhos dos idosos e levá-los à frente? Mas, para isso, é necessário continuar a sonhar: nos nossos sonhos de justiça, de paz, de solidariedade reside a possibilidade de os nossos jovens terem novas visões e, juntos, construirmos o futuro.”

UMA ORAÇÃO PARA MARCAR ESSE DIA

Para marcar o 1º Dia Mundial dos Avós e Idosos, uma missa celebrada pelo Papa Francisco na Basílica de São Pedro teve momento especial em que os jovens entregaram flores aos idosos presentes. Outras celebrações nas diversas dioceses do mundo inteiro marcaram esse dia especial com homenagens e orações.

Uma indulgência plenária é concedida neste dia. Leia a integra o decreto e as condições acessando o site oficial da Santa sé aqui.

Uma oração foi disponibilizada pelo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida e pode ser rezada por todos, nas intenções de todos os avós e idosos:

Dou-Vos graças, Senhor,
pelo conforto da Vossa presença:
mesmo na solidão
sois a minha esperança e a minha confiança;
desde a minha juventude, sois a minha rocha e fortaleza!
Agradeço porque me destes uma família
e me abençoastes com uma longa vida.
Agradeço pelos momentos de alegria e de dificuldade,
pelos sonhos realizados e pelos que estão por vir.
Agradeço por este momento de fecundidade renovada à qual me chamais.
Aumentai, ó Senhor, a minha fé,
fazei-me um instrumento da Vossa paz;
ensinai-me a acolher os que sofrem mais que eu,
a nunca deixar de sonhar
e a contar as Vossas maravilhas às novas gerações.
Protegei e guiai o Papa Francisco e a Igreja,
para que a luz do Evangelho chegue até aos confins da terra.
Enviai o Vosso Espírito, ó Senhor, para renovar o mundo,
para que se acalme a tempestade da pandemia,
para que os pobres sejam consolados e que todas as guerras acabem.
Sustentai-me na fraqueza,
e concedei-me viver plenamente
cada instante que me dais,
na certeza de que estais comigo todos os dias
até ao fim do mundo.
Amém.

 

Redação Katholika