Quando voltamos nossos olhos para o horizonte da história da salvação, contemplamos a beleza do amor misericordioso de Deus, que fez com que tantos homens e mulheres passassem da esterilidade à fecundidade. Como Deus da vida, sempre enche de vida aqueles que a Ele se confiam. O nosso Deus que é comunhão de pessoas, família, quis vir ao mundo numa Família: a de Nazaré.
Olhamos com particular amor para esta família. Ao contemplá-la, descobrimos que ela é atravessada pelo silêncio. Não um silêncio vazio, pelo contrário, silêncio que é Lar da Palavra de Deus, das palavras do coração, de vidas intensas que conhecem o verdadeiro significado de comunicar. Bem-aventurado silêncio de Nazaré, alimentado por cada voz e cada palavra, seja de dor ou de alegria, lamento ou júbilo!
Se fixarmos bem o nosso olhar, notaremos, se quisermos, que Nazaré não está tão longe de nós. A Família de Nazaré não é tão distante da nossa. Veremos que aquela família, como a maioria de nossas famílias, estão envoltas pela simplicidade e pela pobreza, pelo cotidiano e pelo trabalho. Se quisermos, repito, como aquela casa, a nossa também pode ser uma casa de oração e contemplação, constituída de pessoas que amam para amar, porque o amor prepara para a vida e a realiza.
O Deus de amor não se cansa de nos oferecer Vida Nova. Quer nascer em cada família e fecundar o chão de cada casa que se abre a Ele. O seu Espírito, como em Nazaré, prepara o futuro no silêncio e na normalidade da vida. Abramos, portanto, o coração de nossas casas ao amor de Deus e vivamos, sob a intercessão de Nossa Senhora e São José, como verdadeiras famílias que cultivam o amor conjugal e se dedicam com confiança ao serviço da vida.
Padre Bruno Moreira
Padre Bruno Moreira, Diocese da Campanha (MG), é licenciado em Filosofia pela FAERPI, bacharel em Teologia pela FACAPA e pós-graduado em História da Arte Sacra pela FDLM. Atualmente, é formador da comunidade propedêutica da Diocese de Campanha.