Pesquisar
Close this search box.

Santa Maria, Mãe de Deus e “A vacina para o coração”

mother-mary-g86f877a45_1920

Por Gabriela Carvalho

Iniciamos o ano de 2022 com uma grande esperança de dias melhores, a expectativa da retomada, de reencontros, de recomeços e de novos tempos. Estamos aprendendo a conviver com os desafios impostos nos últimos dois anos pela pandemia, contudo sempre em alerta diante das variantes que a todo momento deixam-nos apreensivos com os planos para o ano que começa.

Oportunamente, o Papa Francisco nos exorta: “além da vacina para o corpo, é necessária a vacina para o coração: e esta vacina é o cuidado. Será um bom ano se cuidarmos dos outros, como Nossa Senhora faz conosco” (Homilia em 01/01/2021).

Devemos ficar atentos para que as doenças físicas, psicológicas e suas consequências, não endureçam o nosso coração, nos fechando ao egoísmo, à indiferença com a dor do outro, ao falso mundo dos relacionamentos somente virtuais que dão a sensação de interação e proximidade, mas se não tomados os devidos cuidados, podem nos tornar pessoas extremamente solitárias e vazias.

Somos convidados, nesta solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus, que é comemorada na Oitava do Natal (os oito dias após o Natal), tê-la como nosso modelo de fé e de cuidado. “Mãe de Deus”, ou, em grego, Theotokos, é o título mais antigo e mais elevado da Virgem Maria. E em sua maternidade encontramos a Mãe de Deus e Mãe dos Homens, já que a humanidade e a divindade de Jesus não podem ser separadas.

Em tempos pandêmicos, que a nossa Mãe na ordem da graça nos “eduque o coração para o cuidado, para cuidar das pessoas e das coisas” (Papa Francisc: Homilia em 01/01/2021). Consagremos à Virgem Maria esse ano novo, todos os nossos sonhos e projetos, nossa família e tudo o que nos pertence, à Ela que é nossa Advogada, Auxiliadora, Socorro e Medianeira (cf. CCC 968, 969).

Diante de tudo que estamos vivendo, que 2022 seja o ano do cuidado, de cuidarmos uns dos outros, de cuidarmos das pessoas que amamos, do autocuidado, e termos um tempo para cuidar também daquelas pessoas que Deus colocar em nosso caminho, assim como Nossa Senhora, que acolhe, alimenta, e educa a todos que se aproximam e são dóceis aos seus ensinamentos. E de maneira especial, nos alegremos em saber que o seu amor de Mãe é sempre fiel a todos nós, que somos membros do Corpo Místico de Cristo.

 Ela comungou das dores e angústias de Jesus e, mais do que ninguém, conheceu o sofrimento supremo de Cristo que remiu toda a humanidade. Neste ano novo recorramos à proteção da Virgem Maria, pois nela encontraremos esperança e forças para vivermos bem cada dia desse tempo que se inicia, porque sempre podemos contar com essa Mãe, que cuida de nós, seus filhos, como cuidou de seu Filho Jesus. 

Gabriela Carvalho, natural de Brasília-DF, é cantora católica, esposa, mãe de quatro filhos e professora.  É Bacharel em Teologia e Licenciada em Pedagogia, pós-graduada em psicopedagogia e gestão escolar. Em sua caminhada missionária através da música tem dois álbuns gravados, e atualmente tem lançado singles nas plataformas de streaming. Recebeu o troféu “Louvemos ao Senhor” na categoria melhor intérprete feminina.