Pesquisar
Close this search box.

PRECISAMOS RENASCER TODOS OS DIAS

sad-4133121_1920 (1)

Por Edson Durante de Oliveira

Nossa vida é toda marcada por recomeços. Estes têm por principal finalidade dar um novo colorido àquilo que vai se tornando corriqueiro, desbotado pela correria do dia a dia, ou pela repetição das atitudes.

Recomeçam-se as semanas, os meses, os anos… para nós há também muitas possibilidades de recomeços: um novo trabalho, uma habilidade descoberta, uma nova maneira de colocar-se à serviço do outro. Há sempre uma novidade que pode – e deve – ser percebida em meio à nossa vida cotidiana.

É no cotidiano que a vida acontece. Todos os dias há vida para ser vivida, há sentimentos para serem percebidos, pessoas para se conviver, ações para se praticar. É no dia a dia que as nossas ações ocorrem e é também no dia a dia que precisamos dar um sentido a tudo o que vivemos e fazemos.

O ser humano em sua singularidade é o único dos animais que precisa dar um sentido às suas ações e a toda a sua vida. Somos os únicos a saber que vivemos, a compreender a brevidade e a singularidade da vida e a saber que um dia esta vida terá um fim.

Muito mais do que nos assustar ou causar medo, saber essas informações deve nos levar a querer viver uma vida que realmente valha a pena, que seja cheia de sentido e de beleza. Costumo dizer que precisamos tomar em nossas mãos as rédeas da vida, para que não sejamos apenas passageiros, mas condutores da embarcação de nossa existência.

Tomar as rédeas de nossa vida significa saber aquilo que estamos fazendo, reconhecer o porquê fazemos, ter as nossas convicções sempre reafirmadas e, quando necessário, renovadas. Significa não andarmos pelo mundo como quem não tem rumo, mas saber a direção que se segue e a meta onde se quer chegar. Significa sermos autores de nossa vida, responsáveis pelas nossas escolhas e atitudes.

Essa é uma tarefa que devemos fazer todos os dias. Com paciência, tranquilidade e uma boa dose de coragem, precisamos olhar para o nosso interior e refletir sobre a nossa vida e aquilo que estamos fazendo dela, bem como os passos que estamos dando em direção à meta que colocamos.

Eis a grande maravilha de sermos humanos! A capacidade de recriar, reinventar, recomeçar. A beleza de podermos dar sentido ao que vivemos e fazemos. É exatamente isso que faz a vida ser tão bela e tão dinâmica. Que a faz ser vida de verdade!

Edson Durante de Oliveira (CRP: 04/47229) é psicólogo clínico, com graduação pela PUC Minas, Campus Poços de Caldas e especialista em Psicologia Clínica Fenomenológico- Existencial, possui atuação clínica em Muzambinho e Poços de Caldas – MG.