Pesquisar
Close this search box.

O BATISMO DO SENHOR

batismo do senhor

Por Padre José Luiz Gonzaga do Prado

Os textos bíblicos desta festa:

1a. Leitura (Is 42,1-4.6-7) No episódio do Batismo de Jesus, a descida do Espírito Santo e a voz do céu lembram o primeiro dos 4 poemas do Servo de Javé. Isso quer dizer que Jesus veio realizar plenamente o que lemos aí.

Salmo (29[28], 1a.2-4.9b-10) O Salmo canta a grandeza de Deus na tempestade. Aqui celebra sua manifestação no Batismo de Jesus.

2a. Leitura (At 10,34-38) A leitura resume as primeiras pregações dos Apóstolos. A trajetória de Jesus começa quando, companheiro dos pobres e dos pecadores, ele se faz batizar por João.

3a. L. Evangelho (Lc 3,15-16. 21-22) O Evangelho nos diz que Jesus começou por baixo, fazendo-se discípulo de João. O céu se abriu. Se Deus estava calado, volta a falar. A voz do céu faz a ligação com a primeira leitura.

 

HOMILIA 

A Realidade

O Papa João XXIII falava em reconhecer os sinais dos tempos, dizia que através dos acontecimentos e das situações Deus nos fala. Reconhecer os sinais dos tempos é o mesmo que ouvir a Palavra de Deus na vida, o outro livro no qual Deus nos fala, segundo Santo Agostinho.

Cardjin, o fundador da JOC, criou o método VER-JULGAR-AGIR. A observação de um fato, suas causas e consequências, o que há de bom e de mau. A busca da mensagem da Bíblia, nos leva a descobrir os apelos de Deus nos acontecimentos. Ensina a ler o livro da vida e a responder aos seus desafios.

A Palavra

No Batismo de Jesus, a descida do Espírito Santo e a voz do céu lembram este e os outros poemas ou cânticos do Servo Sofredor, do livro de Isaías. Isso quer dizer que Jesus veio realizar plenamente o que diz a Primeira Leitura de hoje.

O Evangelho nos diz que Jesus começou por baixo, fazendo-se discípulo de João. A voz do céu faz a ligação com a primeira leitura, Jesus é o Servo que salva através da pobreza, do sofrimento, da perseverança e da resistência.

Jesus que vem pedir o batismo de João, no meio dos pobres e pecadores, é aquele que batiza com o Espírito Santo. É ele que batiza não só o propósito que a pessoa faz de mudar de mentalidade, mas mergulha também na força de Deus, na graça, no Espírito de Deus.

O céu se abriu. Se lhe tinham fechado a boca, Deus volta a falar. Os mestres judeus diziam que a revelação estava terminada, Deus já disse o que tinha a dizer. O céu está fechado. Não há mais profecia, ninguém mais fala em nome de Deus. Agora todos devem seguir a interpretação que eles faziam da Bíblia. Eles eram os mestres. Todos são cegos e os mestres fariseus são os guias.

Em Jesus, Deus fala novamente. Fala através dos acontecimentos, fala àqueles que têm os olhos abertos para a realidade e a sabem analisar tudo à luz do Evangelho. Fala a qualquer um, mesmo analfabeto, que saiba ler os sinais dos tempos.

O Mistério

O agrado de Deus está em Jesus, o servo sofredor, também nos diz o Evangelho de hoje. Celebrar a entrega que ele faz da própria vida para nos libertar da cobiça é agradar a Deus, é louvar o Pai. A Eucaristia, que conta com a nossa participação, unidos pelo Espírito Santo, é o nosso grande louvor, honra e gloria ao Pai, por Ele, com Ele e nEle.

Padre José Luiz Gonzaga do Prado (86 anos), mestre em Exegese Bíblica pelo Pontifício Instituto Bíblico em Roma. Atuou em trabalhos de tradução nos Evangelhos de Marcos e de Mateus para as Bíblias Pastoral, da CNBB, Nova Bíblia Pastoral e revisão da Bíblia na Linguagem de Hoje.