Pesquisar
Close this search box.

CORPO PERFEITO OU SAÚDE?

measuring-tape-4590164_1920

Por Luciana Melo

Atualmente a discussão entre exercícios físicos para a, “saúde x estética’’, têm sido muito frequentes.

A prática de exercícios físicos para a saúde é fundamental, tanto para o corpo quanto para a mente. Em relação aos benefícios para o corpo pode-se citar: a prevenção de doenças cardiovasculares, melhora da circulação do sangue, fortalecimento dos ossos e articulações, aumento da força e da resistência muscular, dentre vários outros. Em relação aos benefícios para a mente, podemos destacar: melhora da qualidade do sono, diminuição do estresse, combate à ansiedade e a depressão, melhora do estado de humor, dentre outros.

A prática de exercícios físicos, pautado na estética mostra uma cultura que prega o “corpo perfeito” baseando-se em um modelo filtrado por várias referências corpóreas, como: modelos, atrizes, atletas. Direta ou indiretamente, esses corpos são expostos mundialmente através de imagens digitais, e que influenciam milhares de pessoas a terem a mesma busca pelo corpo considerado “ideal”. O grande problema não é a inspiração, mas sim o desespero pela busca e a obsessão, levando as pessoas ao extremo, sem notarem que se trata de algo totalmente ilusório.

Hoje em dia, infelizmente, a busca pelo corpo saudável vai além da integridade física, pois grande parte da população tem valorizado o culto ao corpo, e não necessariamente à saúde. Atualmente, o conceito “beleza” já não é mais o de décadas atrás.

 Diante de tudo, o grande segredo é o equilíbrio, tanto físico quanto mental. O equilíbrio mental permite distinguir até que ponto você está sendo moldado por uma sociedade que impõe um corpo quase que inalcançável para satisfazer a exigência social. Um corpo considerado bonito pela mídia nem sempre é um corpo saudável.

Enfim, não há problemas em desejar ter um corpo considerado “bonito”, afinal, mais que um benefício estético, quando a pessoa está com o corpo que ela considera “bonito” e se sente bem, traz para si mais autoafirmação e confiança, impulsionando a autoestima. O limite surge quando a busca por este corpo acarreta riscos à saúde, física e mental.

Antes de realizar algo pensando no “corpo perfeito”, uma dieta mirabolante ou algo que te leve ao extremo, faça o seguinte questionamento: isto trará riscos e/ou consequências para minha saúde? Reflita, pense. Sua saúde é valiosa, cuide-se!

Luciana Aparecida de Melo é Personal Trainer. É Bacharel em Educação Física pelo IFSULDEMINAS e está cursando Fisioterapia pela UNIP.