Pesquisar
Close this search box.

40: O QUE ISSO SIGNIFICA NA BÍBLIA?

ahna-ziegler-m7U6Zk-wU4M-unsplash

Por Moninha Quintero

Estamos vivendo um tempo de Quaresma…. 40 dias

O número 40 aparece constantemente na palavra de Deus.

O povo de Deus peregrinou por 40 anos. (Dt 8,2) “Lembra-te de todo o caminho pelo qual o SENHOR teu Deus te conduziu nesses quarenta anos, no deserto, para te humilhar e te pôr à prova, para conhecer tuas intenções e saber se observarias ou não os mandamentos. “

No diluvio (Gn 7,12) “Choveu sobre a terra durante quarenta dias e quarenta noites” Depois que Moisés matou o egípcio, ele fugiu para Midiã, onde passou 40 anos no deserto cuidando dos rebanhos

Quarenta dias Moises permaneceu com o Senhor quando recebeu as tábuas da lei. (Ex 24,12- “O SENHOR disse a Moisés: “Sobe para junto de mim no monte e fica ali. Eu quero dar-te as tábuas de pedra, a Lei e os mandamentos que escrevi para que instruas o povo”. 13.Moisés levantou-se com Josué, seu ajudante, e subiu ao monte de Deus. …….. 18 Moisés porém, penetrando na nuvem, subiu a montanha e permaneceu ali quarenta dias e quarenta noites”

Moisés intercedeu em nome de Israel por 40 dias e 40 noites (Deuteronômio 9:18, 25). Os espias levaram 40 dias para espionar a terra de Canaã (Números 13:25).

No Novo Testamento, Jesus foi conduzido pelo Espírito para ser tentado por 40 dias e 40 noites (Mateus 4:2).

40 dias separam a ressurreição e a ascensão de Jesus (Atos 1:3).

A Águia ao atingir 40 anos precisa enfrentar um doloroso processo de renovação para continuar a viver.

Em 40 dias tantas coisas podem acontecer.

Mas o Senhor nos convida nesses dias a uma viagem ao nosso interior assim como as passagens acima, vamos permitir que Ele trabalhe em nosso interior, nos moldando a sua imagem.

Nesses dias somos chamados a trazer em nossa memória todo o caminho que trilhamos até o dia de hoje, para que nos recordemos de todo o cuidado e proteção que Ele, O Senhor, teve conosco.

Como o povo que peregrinou, desejamos também peregrinar ao nosso lugar secreto para apresentar ao Senhor as nossas mazelas e dificuldades.

Como a chuva do diluvio que destruiu tudo, queremos permitir que a água viva do Espirito Santo passe em nosso coração destruindo toda dor tristeza, mágoa e falta de perdão.

Como Moisés que recebe os mandamentos, queremos aprofundar no conhecimento da palavra de Deus e seus preceitos.

Queremos nestes dias aprender a interceder uns pelos outros, permitir viver as podas a caminho da renovação, como a águia.

E por fim imitando a Jesus, nosso irmão mais velho, passar pela morte do velho homem e permitir que o novo de Deus venha em nossa vida!

Tudo se fará novo, de novo!

Moninha Quinteiro é apresentadora do programa “Manhã da Piedade”, na TV Horizonte.