Pesquisar
Close this search box.

SEXTO DOMINGO DA PÁSCOA

Jesus-pregando-aos-discípulos

Por Padre José Luiz Gonzaga do Prado

Os textos bíblicos deste domingo:

1a. Leitura (At 15,1-2. 22-29) Nas primeiras comunidades também havia problemas. O principal foi criado pelos que queriam impor os costumes da antiga religião judaica a todo o mundo. Aqui lemos como os Atos dos Apóstolos nos falam desse problema.

Salmo (67 [66],2-3.5-6.8) O Salmo pede a Deus que todas as nações da terra o reconheçam.

2a. Leitura (Ap 21,10-14.22-23) O Apocalipse descreve o sonho da cidade perfeita, que desce do céu, que vem de Deus, que é o seu projeto. Observar o simbolismo de cada detalhe.

3a. L. Evangelho (Jo 14, 23-29) As palavras do Evangelho vêm responder à pergunta: Por que Jesus só se mostra a seus discípulos e não ao mundo. Por que ele nos deixa a tarefa de levar sua mensagem ao mundo?

______________________________

 

HOMILIA

A Realidade

No tempo em que o Brasil ainda era colônia de Portugal, só quem fosse católico entrava no Brasil. Os índios que aceitassem a escravidão tinham que ser batizados, os negros eram batizados à força antes de desembarcarem dos navios. Certa vez alguns franceses protestantes estiveram no nordeste. Algumas moças se interessaram por eles, mas diziam: “Que pena, eles são protestantes, a gente não pode se aproximar deles!”.

            Essa mentalidade parece ter influência ainda hoje. A Igreja mesma e muitos Movimentos parecem fechados em si, sem um olhar para o mundo e para sua missão aí. Muitos, para não se estragarem, preferem ser sal na saleira, luz escondida ou fermento na geladeira.

A Palavra

Nas primeiras comunidades também havia problemas. O principal foi o de alguns que queriam impor aos gentios os costumes da religião judaica, enquanto outros eram acusados de ir contra tudo que fosse da religião antiga. A Primeira Leitura fala de uma grande reunião em Jerusalém para resolver o problema. Foi encontrada uma solução, os gentios ou nações também poderiam abraçar a fé em Jesus sem a religião antiga.

O Salmo pede a Deus que todas as nações da terra o reconheçam.

A leitura do Apocalipse descreve o projeto de Deus, o sonho da cidade perfeita, que desce do céu, que vem de Deus. Reúne o Primeiro (as doze tribos) e o Segundo Testamentos (os doze Apóstolos). Não tem Templo, Deus está em todo lugar, nem precisa de luz, o Cordeiro que é Jesus é a sua única luz.

As palavras de Jesus do Evangelho de hoje vêm responder à pergunta: Por que Jesus só se revela aos discípulos e não ao mundo?

A resposta é simples: os discípulos amam e seguem Jesus, o mundo odeia e não segue. Jesus se vai, cabe agora aos discípulos a tarefa de mostrá-lo ao mundo.

Mas eles não estão sozinhos, o Advogado, o Paráclito, o Animador (em vez de Consolador), que é o Espírito de Jesus, estará junto, lembrando o que Jesus ensina, a cada situação da vida. Jesus vai, mas volta para ficar com a gente através do seu Espírito.

O Mistério

A celebração regular da Eucaristia está sempre lembrando e atualizando o que Jesus diz e faz: “o meu corpo entregue, o meu sangue derramado”. A comunhão é engolir que a doação de si é a salvação da humanidade e é alimentar-se do amor de que só Ele é capaz.

 

 

 

Padre José Luiz Gonzaga do Prado (86 anos), mestre em Exegese Bíblica pelo Pontifício Instituto Bíblico em Roma. Atuou em trabalhos de tradução nos Evangelhos de Marcos e de Mateus para as Bíblias Pastoral, da CNBB, Nova Bíblia Pastoral e revisão da Bíblia na Linguagem de hoje.