Por Professor Pachecão
Um problema central nas nossas vidas pessoais e profissionais, é basearmos nossas decisões no que os outros falam, nas orientações das revistas de negócios, nas dicas dos grandes gurus, nas regras de palestrantes e livros motivacionais ou na intuição que temos sobre como as coisas funcionam.
No fundo, todas essas ideias têm por objetivo tirar a força que há dentro de cada um de nós e disponibilizá-la, juntamente com a força do grupo, na realização de um evento. É por isso que a maioria dos líderes gostam de definir sinergia com o slogan 1 + 1 = 4, querendo dizer que o uso eficiente e criativo das partes produz mais do que seria possível pelos métodos convencionais.
A natureza humana não é criada para funcionar de forma independente, mas em onipresente parceria com seu Criador. Essa operação 1 + 1 = 4, é usada como símbolo de otimismo, da habilidade que o trabalho tem para vencer a natureza, do fato de que milagres podem ser produzidos pela magia da pura força. A equação correta, todos nós sabemos, 1 + 1 = 2, mas em contrapartida ela é seca, racional e insossa.
Aparentemente, para eles, é falsa porque não capta a habilidade criativa humana; a equação 1 + 1 = 4 está errada, mas se torna verdadeira porque simboliza o modo como a habilidade criativa do homem pode superar as limitações impostas pela natureza.
Sinergia é somar multiplicando. Na sinergia, o todo é maior que a soma das partes. 1 + 1 = 4. Todas as vezes que 2 ou mais cérebros se reúnem num espírito de cooperação e respeito comunicando-se e deixando fluir a intuição, só aí é que essa equação faz sentido e o fenômeno é manifestado.