Por Padre José Luiz Gonzaga do Prado
Os textos bíblicos deste domingo:
1a. Leitura (At 1,1-11) Nesta narrativa da Ascensão vamos observar a reação dos discípulos. A primeira é de pensar que agora Jesus vai recuperar o poder para Israel. Depois será a de ficar olhando para o céu.
Salmo (47 [46],2-3.6-9) Cantamos a vitória de Jesus, vitória de Deus e da humanidade.
2a. Leitura (Ef 1,17-23) O significado maior da Ascensão aparece neste trecho da epístola aos Efésios. Jesus, nosso irmão e nossa cabeça, é colocado acima de toda e qualquer autoridade ou excelência deste mundo ou do outro.
Ou (Ef 4,1-13) Nesta leitura vamos ver como, subindo para o céu, Jesus se torna Senhor e organiza a sua Igreja. Ele distribui os ministérios, a tarefa nossa de testemunhar no mundo a humildade, o amor e a união.
3a. L. Evangelho (Lc 24, 46-53) No Evangelho, depois da ascensão, São Lucas coloca os discípulos no Templo de Jerusalém onde começou seu Evangelho. A fé cristã nasceu da fé dos judeus. A partir daí é que os discípulos vão levar a mensagem para o mundo inteiro.
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HOMILIA
A Realidade
Dizem que na implantação do ateísmo na Rússia, funcionários do governo entravam numa sala de aula e mandavam uma criança rezar o Pai Nosso. Depois diziam: “Você pediu o pão a Deus. Ele lhe deu? Não! É o governo que lhe dá o pão.”.
O pensamento é que a ideia de Deus só serve para iludir as pessoas, alienar, fazer com que esqueçam os problemas e as responsabilidades pelo bem comum. A religião era chamada de ópio do povo, hoje a gente diria “droga genérica” ou “droga psicológica”.
Será que não há aí uma ponta de razão? Para alguns a religião não é um meio de “viajar” para longe desse mundo e de suas mazelas? Jogar para Deus a solução dos problemas não será um jeito de fugir da própria responsabilidade?
A Palavra
Na narrativa da Ascensão na Primeira Leitura, observamos duas reações dos discípulos. Uma é de pensar que Jesus sozinho vai retomar o poder para Israel. Depois será a de ficar olhando para o céu. Os dois homens que lhes aparecem perguntam por que estão olhando para o alto. É preciso olhar para o chão da vida.
Nem Jesus vai se resolver situação social e política dos judeus, nem é para ficar olhando para o alto. Agora é a hora de os discípulos olharem para frente, para sua tarefa e missão neste mundo. Jesus agora só será visto quando “vier nas nuvens do céu”, no momento final da história.
No Evangelho, o mesmo autor do livro dos Atos dos Apóstolos fala da Ascensão no mesmo dia da Ressurreição do Senhor.
Os discípulos de Emaús voltam para Jerusalém e antes de terminarem de falar, Jesus aparece. Para fazer-lhes passar o susto, come um pedaço de peixe, mostra os sinais da paixão e dá as últimas instruções. Vai com os discípulos até Betânia onde se afasta deles e é elevado ao céu.
O sentido é o mesmo: A Ressurreição-Ascensão é a confirmação do caminho da cruz. Deus confirma que é pela cruz que se chega à vida, essa é a mensagem que os discípulos devem levar ao mundo.
O Mistério
A celebração semanal da Eucaristia nos lembra a nossa missão: mostrar ao mundo, governado pelo egoísmo, a salvação que vem do amor, do humilde serviço gratuito a todos. “Este mundo dilacerado por discórdias” só será a mesa de irmãos, se a gente fizer “o mesmo que ele fez naquela Ceia derradeira”, partir-se em pedaços e der o sangue pelos pecadores.
Padre José Luiz Gonzaga do Prado (86 anos), mestre em Exegese Bíblica pelo Pontifício Instituto Bíblico em Roma. Atuou em trabalhos de tradução nos Evangelhos de Marcos e de Mateus para as Bíblias Pastoral, da CNBB, Nova Bíblia Pastoral e revisão da Bíblia na Linguagem de hoje.