Pesquisar
Close this search box.

CLAMANDO O ESPÍRITO SANTO

espiritu-santo-1

Por Padre José Luiz Gonzaga do Prado

 

Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso Amor. Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.
Oremos: Ó Deus que instruíste os corações dos vossos fiéis, com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos da sua consolação. Por Cristo Senhor Nosso. Amém

 

 

Ler João 20,19-23

Pré-texto:

Ter o Espírito de Jesus significa ter a capacidade de amar do jeito que ele amou, a disposição de dar a vida até por quem, sem motivo, me odeia. Antes de Jesus, esse espírito não existia, antes da morte dele ninguém teria força para amar até esse ponto. Só depois de sua morte-ressurreição ele nos comunica o Espírito.

A morte-ressurreição é a glorificação de Jesus. No capítulo 7 (vv. 37-39) Jesus dizia que do interior de quem nele crê há de brotar a nascente de um rio e o próprio evangelista comentou: “Ele dizia isso para se referir ao Espírito que haveriam de receber os que cressem nele. Ainda não havia esse Espírito porque ele ainda não tinha sido glorificado.”. E só o Espírito de amar a ponto de dar a vida em favor dos outros é capaz de livrar a humanidade do pecado, que é a ganância, a competição, o ódio.

Contexto:

            No Evangelho de João, o momento da morte de Jesus já deixou claro, para quem quisesse entender, o significado do Espírito que Jesus, só ele, comunica. Ele disse “tenho sede”, como havia pedido água à samaritana, sede de amor, de resposta, de correspondência a esse amor. Deram-lhe, porém, vinagre. Isso lembra o Salmo que diz: “odiaram-me sem motivo”, “para a minha sede deram vinagre”. Ele diz, então: “Está terminado!”, não falta mais nada, recebi o ódio gratuito. “Inclina a cabeça (morre) e comunica o Espírito”. Agora, sim, existe esse Espírito.

 

Texto:

Ler novamente João 20,19-23 e responder:

  1. Na tarde do domingo os discípulos estão reunidos com as portas fechadas e Jesus está no meio deles (v. 19). Só aconteceu uma vez, só no primeiro domingo?
  2. “A paz esteja convosco” (v. 20). De vez em quando, a gente não ouve isso ou alguma coisa parecida? Em que situação?
  3. “Mostrou-lhes as mãos e o lado”. O que é que os discípulos puderam ver aí? Quer dizer que o Jesus vivo no meio deles é o mesmo que morreu na cruz. A alegria dos discípulos tem explicação?
  4. A missão dos discípulos é diferente da missão de Jesus? (v. 21)
  5. A maioria das traduções fala em ‘perdoar’ os pecados, o mais correto seria dissolver’ os pecados, acabar com eles, livrar deles as pessoas. Sempre é possível livrar as pessoas dos pecados? (v. 22-23)

Espelho para a comunidade que nos deu o Evangelho:

            Jesus nos comunica seu Espírito quando a comunidade está reunida para celebrar sua morte-ressurreição, como faz todo primeiro dia da semana. E ele comunica, sopra sobre ela o seu Espírito para que ela possa cumprir a missão que ele lhe deu, a de livrar a humanidade do pecado.

            A missão da comunidade é a mesma de Jesus, a mesma que ele recebeu do Pai. Se a comunidade tem medo, é porque tem inimigos, os inimigos do amor que leva a sacrificar tudo até a própria vida por eles. Ele está no meio de nós, para que a gente tenha essa força e creia na salvação que vem da morte por amor.

 

  1. MEDITAÇÃO

Espelho para nós hoje:

Ler mais uma vez João 20,19-23

            O que esse texto como nós lemos diz para nós hoje? Hoje fala-se muito no Espírito Santo, será importante lembrar mais um pouco o que quer dizer o Espírito de Jesus? A gente entende bem como esse Espírito dissolve, desmancha o pecado da ganância e do espírito de competição? Como podemos cumprir a missão que Jesus recebeu do Pai e deixou para nós? Sem o seu Espírito é possível? Ele dizia que quem acreditasse nisso teria dentro de si mesmo a nascente de um rio de amor pelos outros (Jo 7,38). Nós sentimos essa força de um rio que nasce dentro da gente?

 

  1. ORAÇÃO

O que essa passagem da Escritura me faz dizer a Deus?

Tempo de silêncio para cada um fazer sua oração pessoal.

 

  1. Contemplação

Tempo para ler e reler esse texto na sua Bíblia e, em voz baixa, ficar repetindo para si mesmo alguma frase que mais lhe chamou a atenção.

Se quiser, poderá ler a frase em voz alta.

 

Oração Final

  • Preces espontâneas
  • Pai Nosso
  • Ave Maria
  • Gloria ao Pai

 

Peçamos ao Espírito Santo que nos dê hoje a mesma força que deu aos primeiros cristãos. Oremos! (Silêncio)

Ó Deus, hoje nós celebramos que, pelo Espírito Santo, vós santificais a Igreja inteira em todos os povos e nações, desde o Papa até as mais humildes pessoas e comunidades. Dai-nos, então, a mesma força que deste aos primeiros pregadores do Evangelho. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho…

Bênção final: Que o Senhor nos abençoe e nos guarde e nos conduza pelos caminhos do seu Reino. Amém.

 

Padre José Luiz Gonzaga do Prado (86 anos), mestre em Exegese Bíblica pelo Pontifício Instituto Bíblico em Roma. Atuou em trabalhos de tradução nos Evangelhos de Marcos e de Mateus para as Bíblias Pastoral, da CNBB, Nova Bíblia Pastoral e revisão da Bíblia na Linguagem de hoje.