Pesquisar
Close this search box.

A importância do processo de aprendizagem

dmitry-ratushny-O33IVNPb0RI-unsplash

Por Mariana Mendes

É possível aprender dormindo! Parece até propaganda enganosa não é mesmo? Embora tenha havido um jogo de palavras para ter um tom convidativo, existe sim uma verdade no contexto: para aprender é preciso dormir e, mais ainda, sonhar!

Nós dormimos cerca de 1/3 de nossa vida e talvez você esteja pensando: “que perda de tempo”, afinal, nessa sociedade acelerada e imediatista em que vivemos, parece que dormir é sinônimo de perder oportunidades e até mesmo fraqueza. Esse pensamento, inclusive, é bem recorrente na vida de estudantes universitários, que passam a madrugada estudando para uma prova no dia seguinte.

Contudo, tempo dormido não é tempo perdido, pelo contrário. Durante o sono o cérebro consegue fazer atividades incríveis e imprescindíveis para nossa saúde, desenvolvimento e, até mesmo, crescimento! Atividades estas que, muitas vezes, só são permitidas neste período.

Existe uma fase específica do sono que se chama “REM”, do inglês Rapid Eyes Moviment, que significa, movimento rápido dos olhos. Nesta etapa, a maioria dos sonhos é criada e também ocorre a consolidação da memória. Todas as informações adquiridas durante o dia passam por uma espécie de filtro, em que grande parte será desprezada (como que num movimento para liberar espaço para as informações que virão no outro dia), a outra parte será “escrita” de forma mais forte no cérebro, isto é, será transformada em memória! E é por isso que de nada adianta passar a madrugada estudando, visto que não dá tempo deste processo ocorrer.  Talvez este “método” meio desesperador de estudar dê certo à curto prazo, já que o que ocorre na maioria das vezes é que se decora o assunto da prova ao invés de realmente aprender e criar memórias para sempre.

Portanto, para se ter uma boa memória, é muito importante uma boa noite de sono, de cerca de oito horas, para que o cérebro consiga desempenhar bem sua função de melhorar as redes sinápticas e até mesmo criar novas!

“Apenas me deito, logo adormeço em paz, porque a segurança de meu repouso vem de vós só, Senhor” Salmo 4,9

Mariana Mendes é Enfermeira Intervencionista pré-hospitalar, Mestre em Ciências do Meio Ambiente, foi professora de cursos técnicos e cursinho pré-vestibular e atualmente é acadêmica de medicina. É administradora do perfil Medicina Catholica no Instagram, autora do livro “Como aumentar a sua nota no ENEM” e coautora do livro “Reaprender”.