Pesquisar
Close this search box.

ANO NOVO E CONTAS VELHAS, O QUE FAZER?

money-5885619_1920

Por Anderson dos Santos Pereira

Um novo ano chegou e nos questionar sobre nossos planos, fazendo uma retrospectiva do ano passado pode nos dar um peso na consciência, principalmente quando pensamos naqueles tantos planos feitos no ano anterior e que não foram cumpridos.

E você? Conseguiu cumprir todos os itens daquele checklist? Talvez, você não fez uma lista, mas mentalizou diversos objetivos e promessas para 2022: um novo emprego, um novo carro, uma nova bicicleta, ou até mesmo pagar umas contas pendentes há tempos.

Planejamento financeiro não é fácil, porque exige de nós disciplina. Pode ser fácil no início manter os planos, mas manter-se disciplinado é um desafio. 

Vamos lá, que tal colocar numa planilha, algo simples, escrevendo tudo que gastei, o que foi útil e o que posso evitar para este ano? Além disso, observar onde mais pesou no orçamento. Qual foi a emergência que “roubou” a cena e você não estava preparado financeiramente para ela?

Como posso me organizar para não “sofrer” em 2022? E se planos financeiros não fossem apenas para o ano, mas para o mês?

Coloque na ponta do lápis suas receitas, ou seja, tudo que você recebe, coloque também todas as despesas, isso te assusta ou te deixa confortável? Se te preocupa pensar nas contas mensais, está na hora de fazer um bom planejamento! 

Mas, se por aí as contas continuam no “azul” parabéns, saúde financeira é indispensável e você está no caminho certo.

Minha dica para esse mês de janeiro é atentar-se aos gastos supérfluos e desnecessários, eles podem fazer um bom barulho no orçamento, já que fim e começo de ano são época de presentes e lembrancinhas. Não se esqueça que o começo do ano exige um fôlego financeiro para aquelas despesas que não conseguimos postergar, como: IPVA, IPTU, material escolar, etc.

Jamais se esqueça que poupar não é guardar o que sobrou no fim das contas e sim reservar uma parte da receita e destiná-la a investir em um propósito, um projeto pessoal.

Anderson dos Santos Pereira é formado em administração pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas do Sul de Minas e pós-graduado em Gestão Financeira e Auditoria.