Iniciamos um novo tempo na caminhada de fé. A quaresma é a oportunidade que a Igreja nos dá de deixar-nos moldar pela proposta de Jesus. Ele, como na passagem do Tabor, nos toma à parte e empreende conosco um caminho de ascese, de subida ao monte, para possibilitar-nos uma experiência única de intimidade com o Sagrado.
O Papa, em sua mensagem para a Quaresma 2023, citando o evangelho da Transfiguração, convida a Igreja a pôr-se nesse caminho de ascese, caminho pelo qual nos conduz o próprio Jesus.
“O evangelho da Transfiguração é proclamado, cada ano, no II Domingo da Quaresma. Realmente, neste tempo litúrgico, o Senhor toma-nos consigo e conduz-nos à parte. Embora os nossos compromissos ordinários nos peçam para permanecer nos lugares habituais, transcorrendo uma vida quotidiana frequentemente repetitiva e por vezes enfadonha, na Quaresma somos convidados a subir ‘a um alto monte’ juntamente com Jesus, para viver com o Povo santo de Deus uma particular experiência de ascese.
A ascese quaresmal é um empenho, sempre animado pela graça, no sentido de superar as nossas faltas de fé e as resistências em seguir Jesus pelo caminho da cruz. Aquilo precisamente de que Pedro e os outros discípulos tinham necessidade. Para aprofundar o nosso conhecimento do Mestre, para compreender e acolher profundamente o mistério da salvação divina, realizada no dom total de si mesmo por amor, é preciso deixar-se conduzir por Ele à parte e ao alto, rompendo com a mediocridade e as vaidades. É preciso pôr-se a caminho, um caminho em subida, que requer esforço, sacrifício e concentração, como uma excursão na montanha” (Papa Francisco, 25 de janeiro de 2023).
Que deixemo-nos tomar à parte e ser conduzidos por Jesus nesse caminho de ascese quaresmal. Que possamos nos abrir à experiência do Tabor, experiência que nos prepara, em comunidade, para viver os mistérios que se aproximam: paixão, morte e ressurreição de Jesus.