Pesquisar
Close this search box.

CARISMA PESSOAL E DISCERNIMENTO

chungkuk-bae-_0mtPW3Epwo-unsplash

Ir. Vânia Cristina de Oliveira – ASCJ

Todo caminho tem início, meio e fim. Sabemos que na vida espiritual o principal meio para o progresso na realização da vontade de Deus a nosso respeito é a oração. Colocar-se à escuta da Palavra de Deus qualifica o entendimento, a acolhida e resposta à iniciativa divina em nossas vidas.

Devemos ter confiança na capacidade do Espírito Santo, pois, o carisma é dom gratuito de Deus, um presente dado a nós por puro amor. Cada um o recebe em sua própria originalidade, como uma força pneumática que requer atenção e abertura aos movimentos do coração, do pensamento e aos fatos da vida cotidiana.

Empreender um caminho de reconhecimento dos dons ou carismas pessoais requer um processo de discernimento, pois existe sempre uma meta, um objetivo a alcançar na trajetória da vida. Caminhar assim exige coragem, constância e persistência. Nem sempre é tão evidente as manifestações do Espírito. Alegrias e tristezas, consolações e desolações, questionamentos e compreensão se alternam, exigindo fidelidade na caminhada, na certeza de que jamais estamos sozinhos!

O discernimento espiritual é imprescindível pois faz com que as escolhas da vida sejam orientadas não apenas com base em critérios de sabedoria e prudência humanas, mas também à luz dos princípios sobrenaturais da fé. Jesus, nos momentos de grandes decisões, retirava-se a um lugar, sozinho, em oração, na busca da Vontade do Pai. E, depois, partilhava com os seus discípulos, seus amigos mais próximos, embora, nem sempre era compreendido em sua totalidade, pois a experiência é muito singular a história de vida e abertura da pessoa à graça, à ação do Espírito Santo.

Caminhar ciente do carisma recebido requer uma atitude constante de discernimento, de amadurecimento humano e espiritual, do cultivo de uma vida de oração, de escuta da Palavra, de partilha, e, consequentemente, na tradução do carisma pessoal em serviço, caridade ao próximo, ao mais necessitado.

Somos cientes de que um bom termômetro para o verdadeiro discernimento é se o mesmo me leva á acolhida da ação do Espírito Santo em minha vida e abertura ao serviço de Deus e do seu Reino.