Pesquisar
Close this search box.

CLAMANDO O ESPÍRITO SANTO

nowshad-arefin-EvdYEGDu_CQ-unsplash

Por Padre José Luiz Gonzaga do Prado

 

Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso Amor. Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.


Oremos: Ó Deus que instruíste os corações dos vossos fiéis, com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos da sua consolação. Por Cristo Senhor Nosso. Amém

 

  1. LEITURA

Ler João 16,12-15

Pré-texto:

Está começando a partir dos rabinos fariseus, que decretaram que aquele que se tornasse discípulo de Jesus não poderia mais se considerar judeu, estava expulso da sinagoga, que significava a instituição religiosa dos judeus.  A Sinagoga, a assembleia dos judeus, tinha o privilégio de não ser obrigada a participar do culto onde se adorava o Imperador Romano. As comunidades que nos deram esse Evangelho, expulsas da Sinagoga, estavam obrigadas a adorar o Imperador, senão seriam perseguidas.

As palavras de despedida de Jesus depois da última ceia e antes da prisão já falavam dessa situação que acontecia quando e Evangelho era escrito. O Espírito Santo que Jesus envia depois que volta para Deus vai mostrar aos discípulos o melhor caminho diante dessa situação.

Contexto:

Está se aproximando a hora de Jesus partir deste mundo. Jesus lavou os pés aos discípulos e depois explicou: agora, ser mestre e senhor é ajoelhar-se diante do outro para lavar-lhe os pés sujos. Depois insistiu muito no seu mandamento novo que é amar do jeito que ele nos amou, faz algumas comparações como a do caminho e a da videira e começa a falar do contraste entre os discípulos de Jesus e este mundo, mas o espírito que ele envia do Pai vai ajudar a encontrar os melhores caminhos.

Texto:

Ler novamente João 16,12-15 e responder:

  1. Por que Jesus não falou aos discípulos tudo o que tinha a dizer? (v. 12)
  2. Quem vai encaminhar essas coisas aos discípulos? (v. 13)
  3. Quem nos traz para hoje a palavra de Jesus? (vv. 13-14)
  4. Por que Jesus diz: “o Espírito vai receber daquilo que é meu, e o interpretará para vocês.”? (v. 15)

Espelho para as comunidades que nos deram o Evangelho:

Quando o Evangelho foi escrito, os rabinos fariseus que reorganizaram o judaísmo já tinham expulsado da religião e da nação judaica (a Sinagoga) os cristãos judeus, que iniciaram as comunidades deste Evangelho. Só os seguidores dos rabinos poderiam se considerar judeus. Eles entregaram Jesus à morte, eles hoje entregavam seus irmãos cristãos ao Império Romano, denunciavam e levavam à morte muitos desses cristãos.

É o Espírito Animador, melhor que Consolador ou Paráclito, Espírito de Jesus e Espírito do Pai, que ilumina e anima os discípulos a enfrentar as dificuldades da perseguição ou do confronto com este mundo corrupto e perverso. E é esse Espírito que guia os discípulos.

  1. MEDITAÇÃO

Espelho para nós hoje:

Ler mais uma vez João 15, 12-15

O que esse texto como nós lemos diz para nós hoje? Já sentimos a inspiração do Espírito de Jesus e do Pai para resolver alguma situação difícil? Ou para nós o Espírito Santo é só festa?

  1. ORAÇÃO

O que essa passagem da Escritura me faz dizer a Deus?

Tempo de silêncio para cada um fazer sua oração pessoal.

 

  1. Contemplação

Tempo para ler e reler esse texto na sua Bíblia e, em voz baixa, ficar repetindo para si mesmo alguma frase que mais lhe chamou a atenção. Se quiser, poderá ler a frase em voz alta.

 

  • Preces espontâneas
  • Pai Nosso
  • Ave Maria
  • Gloria ao Pai

 

Vamos pedir ao Pai que possamos viver como filhos de Deus, irmãos em Jesus Cristo, movidos pelo Espírito.

Oremos! (Silêncio)Ó Deus Pai, vós nos revelastes como é a vossa intimidade, mandando ao mundo o vosso Filho Jesus e, depois, o Espírito Santo. Fazei que nós possamos crer com firmeza nas três pessoas e no único Deus acima de tudo. Pelo mesmo nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do mesmo Espírito Santo.

 

Bênção final: Que o Senhor nos abençoe e nos guarde e nos conduza pelos caminhos do seu Reino. Amém

Padre José Luiz Gonzaga do Prado (86 anos), mestre em Exegese Bíblica pelo Pontifício Instituto Bíblico em Roma. Atuou em trabalhos de tradução nos Evangelhos de Marcos e de Mateus para as Bíblias Pastoral, da CNBB, Nova Bíblia Pastoral e revisão da Bíblia na Linguagem de hoje.