Pesquisar
Close this search box.

COMO VENCER A PREGUIÇA?

foco

Jesus, ao se dirigir aos discípulos, certa vez disse: “quem perseverar até o fim, este será salvo” (Mt 24,13). O que o mestre estava tentando ensinar aos seus discípulos é a determinação e a disciplina que todos eles deviam ter. Segui-lo não poderia ser apenas uma disposição da vontade e do sentimento, mas uma escolha firmada em um propósito claro.

O mesmo pensamento podemos aplicar em outras áreas da nossa vida. Nem tudo depende apenas da vontade ou da motivação que temos. É preciso compromisso, determinação e disciplina.

Muitas pessoas ao começar algo novo em suas vidas, ou até mesmo para manter suas escolhas e alcançar seus objetivos, se sentem desmotivadas e desistem. Porém, como ensina Jesus, apenas quem perseverar até o fim conseguirá o que almeja.

Em sua saúde, na busca por um corpo melhor, na prática de exercícios, nos estudos, na vida espiritual, você tem se sentido desmotivado? Você sente preguiça em levar seus projetos adiante e alcançar seus objetivos?

Não se trata da vontade de comer bem, da vontade de estudar, da vontade de rezar. Não é sobre ter vontade, mas sobre o quanto você está disposto a fazer o que deve ser feito mesmo quando não quer fazer. Isso é disciplina.

A preguiça faz com que fiquemos parados no mesmo lugar, na inércia, onde não há cansaço e nem confronto. A sensação inicial é de prazer, mas depois o que parece ser bom se converte em angústia e mal-estar por não termos progredido em nada. É o prazer seguido do desprazer.

Por outro lado, a disciplina rompe com o clico da inércia, gera o desconforto inicial, a desestabilização do que estava acomodado. O sentimento inicial é de esforço e cansaço, mas depois tudo se transforma em bem-estar, em realização e em satisfação pessoal.

A regra é simples: aonde você quer chegar? Qual o resultado que você espera? Quer o bem ou o mal-estar amanhã? Se quer o saldo positivo na sua saúde, nos seus sentimentos e na sua espiritualidade, comece a trabalhar em si mesmo hoje, sem falta!

Redação Katholika