Pesquisar
Close this search box.

CONTRA A AGITAÇÃO DO MUNDO: A ESPERANÇA CRISTÃ

blur-1867402_1920

A agitação da sociedade aponta para uma constante preocupação com os afazeres em múltiplas ações numa corrida contra o relógio, resultando numa inquietação interior. Qual seria a solução para nós que, muitas vezes, nos vemos aflitos com a vida?

A esperança cristã é um remédio para os males que afligem os nossos corações, cansados e desorientados pelas contínuas preocupações. As aflições só podem ser vencidas com a pacificação das nossas paixões, com o descanso do nosso coração em algo que seja capaz de saciá-lo. O descanso do coração se dá no encontro com o único necessário, o bem digno de ser considerado um tesouro, o alvo de nossas vidas. Jesus Cristo é o único necessário, não basta saber disto, mas é necessário relembrarmos ao longo do dia.

A insuficiência de nosso esforço para conquistar a paz interior não é motivo de tristeza, pois a graça de Deus vem em nosso auxílio justamente para suprir aquilo que não podemos fazer sozinhos. Ele está presente em nosso íntimo, no centro de nossa alma, podemos buscá-lo através da fé, pedindo que ele se faça presente. A agitação interior pode ser pacificada com a lembrança constante das alegrias invisíveis, que sentimos ao nos encontrar com o Ressuscitado em nossas orações e Comunhões.

A esperança é a lembrança de um amor, não produzido por nós, mas infundido por Deus. Ao perceber o amor que Deus tem por nós, colhemos o primeiro fruto do Espírito Santo, a caridade. Quando alguém se sente amado é normal que a alegria decorra deste sentimento, por isso, logo somos colocados num estado de alegria. Por isso, a caridade e a alegria são os dois primeiros frutos do Espírito Santo. A esperança entra aqui, justamente neste ato que tem a força de trazer à memória as alegrias invisíveis de Deus, causadas por seu amor por nós.

Assim como a memória de um grande amor age diretamente em nossos corações, se soubermos cultivar a esperança permaneceremos continuamente unidos àquele que nos amou por primeiro. Não permitindo que a alma se resseque no inverno da vida presente, mas que se aqueça, sempre mais no calor de Deus.

Colabores Katholika