Em todo o mundo, são inúmeras as iniciativas promovidas por Conferências Episcopais, dioceses, paróquias, Ordens e Congregações religiosas, movimentos eclesiais, além de iniciativas individuais e de famílias, em favor das pessoas atingidas direta ou indiretamente pela pandemia do Covid-19.
A doação de recursos passa pela disponibilização de estruturas, distribuição de vale-refeição e medicamentos, confecção de máscaras doadas gratuitamente à população, entre outros. Em tempos de emergência coronavírus, a Igreja se mobiliza para prestar assistência, principalmente aos mais vulneráveis.
Na Arquidiocese de Belo Horizonte (MG), a Paróquia São Sebastião, na região Centro-Sul da capital, atenta a realidade e ao compromisso de ser uma igreja missionária, retomou no sábado, 31 de outubro, um serviço importante de solidariedade e de atenção ao próximo: a distribuição de medicamentos gratuitos. O serviço funciona há pelo menos 50 anos na paróquia e precisou ser interrompido por causa da pandemia.
O padre José Cândido, pároco da comunidade, esclarece que a farmácia atende pessoas carentes, que muitas vezes não tem condições de comprar os próprios remédios. “Recebemos aqui homens e mulheres da nossa região, alguns até de mais longe, todos buscando essa ajuda. São pessoas simples, humildes, que trazem a receita e nós cedemos os medicamentos disponíveis”, revela.
O aposentado José Leonardo de Freitas é um dos usuários. Morador de outro bairro, ele soube da distribuição de medicamentos na farmácia da paróquia através da esposa. Ao todo, José faz uso de 14 medicamentos e encontrou grande alívio no serviço da igreja dedicada à São Sebastião. “É uma ajuda valiosa, muito importante mesmo, principalmente nas despesas de cada mês. Sabemos como remédios são caros e como esses valores oneram nosso orçamento familiar. Com todas as suas frentes de trabalho, a igreja continua sendo este lugar de acolhimento que sempre nos ampara”, destaca.
Próxima de hospitais, clínicas de atendimento médico, do Mercado Central da cidade e do Fórum Lafayette (judiciário), a paróquia São Sebastião é frequentada pelos mais diversos tipos de fieis, considerando o perfil econômico e social. E são esses mesmos fieis que mantém o funcionamento da farmácia, por meio da doação de medicamentos novos ou não utilizados, além da entrega de amostra grátis, respeitando sempre o prazo de validade e o estado de conservação dos remédios.
Carmen Pereira Carvalho, aposentada, revela que conheceu o serviço da farmácia há pelo menos dez anos e desde então abraçou a causa. “Ao longo destes anos venho buscar medicação para uma pessoa que precisa e aproveito para fazer a minha doação também. Essa farmácia ajuda muito as pessoas e para mim existe uma grande lição nisso tudo: aqui é um pelo outro, um dando a mão para o outro, e juntos caminhamos para seguir mais adiante”, elogia.
Disposta em uma pequena sala do espaço paroquial, a farmácia, além de distribuir remédios, é responsável por semear esperança a todos que por ali se achegam. Dois farmacêuticos voluntários se revezam no atendimento à população, que também encontra o serviço de um terceiro voluntário, Clayton Sallim, na organização dos materiais. E para Sallim há um significado muito importante no cumprimento deste ofício.
“Faço uso da farmácia há cinco anos. Como ela ficou fechada durante a pandemia, estive recentemente na secretaria da igreja para saber se já estava funcionando e acabei me oferecendo para ser voluntário, para que o serviço tivesse continuidade. Foi então que em poucos dias meu telefone tocou e eles me chamaram para servir aqui. A igreja São Sebastião ajuda tantas pessoas e ajudou a mim e a minha família com a medicação. Na hora em que a gente mais precisou, por causa do aspecto financeiro, nós tivemos essa medicação. O fato de me propor ser voluntário é um gesto de agradar a Deus, de agradecê-lo por tudo o que recebi d’Ele. E já que recebi tanto, era hora de dar a minha parcela também”, testemunhou de forma emocionada o voluntário.
Padre José Cândido explica que na forania (conjunto de paróquias mais próximas), cada igreja busca oferecer serviços de atenção social. Por isso, a Paróquia São Sebastião trabalha e investe na manutenção de sua farmácia. Segundo o sacerdote, o serviço pastoral inclui a qualidade de vida dos fieis, portanto, “o medicamento é algo que nos ajuda a ter uma saúde melhor. Assim, estamos ajudando as pessoas a terem qualidade de vida, mais saúde, principalmente em um momento tão difícil como este de pandemia mundial”.
A Farmácia da Paróquia São Sebastião está localizada à Av. Augusto de Lima, 1.655 – Barro Preto – BH/MG. O atendimento é presencial e ocorre nos seguintes dias e horários: segunda-feira, das 13h às 17h, e no sábado, das 7h30 às 9h30 e das 14h30 às 16h30. Lembramos a todos sobre a importância e a necessidade do uso de máscaras no acesso ao local. Para mais informações e para saber como é possível ajudar, o telefone de contato da secretaria da igreja é: (31) 3295-3741.
Memória
Logo após reabrir e abençoar o espaço da farmácia, Padre José Cândido acompanhou a realização de um gesto simbólico no jardim da paróquia. Ali foram plantadas três mudas de árvores, recordando o Dia de Finados e todos àqueles que experimentam a saudade e se angustiam com a devastação ambiental. “Plantamos essas mudas para lembrar com saudade os nossos entes queridos, mas também para lembrar a vida que no serviço da nossa farmácia é preservada”, refletiu o pároco. As mudas colocadas no jardim foram de manjericão, amora e terramicina. Plantas que, conforme meditou o padre, “nos ajudam a viver, seja pelo alimento, seja pela sua propriedade de cura”.
A iniciativa do plantio de mudas faz parte da Ação Solidária Emergencial da Igreja no Brasil intitulada “É Tempo de Cuidar”. A Ação Solidária, criada pela CNBB e pela Cáritas desde o início da pandemia da Covid-19, tem como objetivo estimular diversas iniciativas de cuidado com o próximo, desde a arrecadação e distribuição de doações até a ajuda nos campos religioso, humano e emocional.
Serviço
Farmácia – Paróquia São Sebastião
Av. Augusto de Lima, 1655 – Barro Preto – BH/MG
Telefone – Secretaria paroquial: (31) 3295-3741
Horário de Funcionamento:
Segunda-feira – 13h às 17h.
Sábado: 7h30 às 9h30 | 14h30 às 16h30.