Pesquisar
Close this search box.

DÉCIMO NONO DOMINGO DO TEMPO COMUM

13-jan-marcos-2-13-17

Por Padre José Luiz Gonzaga do Prado

Os textos bíblicos deste domingo:

1a. Leitura (Sb 18,6-9) Sabedoria foi o último livro do Primeiro Testamento a ser escrito. No trecho que vamos ouvir, fala da Páscoa, a noite mais importante de todas. Foi ela a noite da grande decisão.

Salmo (33 [32] 1. 12. 18-22) Vamos cantar a esperança dos humildes, que só confiam em Deus.

2a. Leitura (Hb 11,1-2. 8-19) A Epístola aos Hebreus foi escrita para cristãos judeus que, por causa dos problemas vividos na sua terra, pensavam em abandonar a fé. O trecho que vamos ouvir os convida a ficar firmes, a exemplo dos antigos.

3a. L. Evangelho (Lc 12,32-48) Na sua subida, Jesus convida os discípulos a não terem medo, mas, ao mesmo tempo, a ficarem atentos e vigilantes, porque a hora de cada um chegará.

______________________________________

HOMILIA

A Realidade

Um folheto publicado por um grupo que se diz de “católicos, apostólicos, romanos” trazia inúmeras previsões catastróficas e gritava: O JUIZO FINAL ESTÁ PRÓXIMO! Segundo ele, a apresentação do Anticristo ao mundo seria dia 12 de fevereiro de 2012. A 3ª guerra mundial (oriente x ocidente) começaria dia 23 de maio de 2012. As catástrofes viriam em seguida, com o Papa fugindo do Vaticano e se escondendo por vários países. As previsões deveriam ter acontecido há alguns anos. O ridículo dessas “profecias” esvazia de sentido a pergunta: “Você está preparado?”.

A Palavra

O Evangelho de hoje começa com uma frase simples de Jesus: “Não tenha medo, pequeno rebanho!”. E segue dizendo que não devemos nos preocupar com o futuro, mas, sim, estarmos prontos a partilhar o que temos, a fim de nos tornarmos ricos diante de Deus.

O trecho do livro da Sabedoria (1ª Leit.) fala da Páscoa, a noite mais importante de todas. Foi ela a noite da grande decisão. A noite é sempre o momento das grandes decisões.

O escuro da noite lembra o escuro de não sabermos do acerto de contas da nossa vida. Nosso encontro final com Jesus, o juiz da nossa vida, será como as surpresas que a noite proporciona. Neste sentido, falam as comparações do Evangelho, seja a do patrão que chega da festa, seja a do ladrão.

A pergunta de Pedro: “Isso é para nós ou para todos?” é respondida com outra pergunta: “Quem ficou encarregado de cuidar dos irmãos?”. Cada um é responsável por outros. E é o desempenho dessa responsabilidade que vai definir o destino de cada um.

É na escuridão da noite, quando ninguém pensa em prestar contas, que uns exploram os outros, deixando-os sem comida e sem abrigo. É na escuridão da noite que uns se fartam e se embriagam, espancando os outros.

O Mistério

A Missa julga a nossa vida. Celebramos a noite da grande decisão daquele que não pretendeu ser igual a Deus, mas colocou-se como o último dos homens, coerente até a morte e a morte maldita de cruz. Ali ele tirou do mundo o pecado, que é cada qual pretender ser o primeiro e o maior de todos.

A Mesa comum condena as desigualdades do nosso mundo. Quando fazemos dela oportunidade de uns se mostrarem acima dos outros, estamos sendo condenados com este mundo, estamos comendo nossa própria condenação.

 

Padre José Luiz Gonzaga do Prado (86 anos), mestre em Exegese Bíblica pelo Pontifício Instituto Bíblico em Roma. Atuou em trabalhos de tradução nos Evangelhos de Marcos e de Mateus para as Bíblias Pastoral, da CNBB, Nova Bíblia Pastoral e revisão da Bíblia na Linguagem de hoje.