Pesquisar
Close this search box.

DÉCIMO OITAVO DOMINGO DO TEMPO COMUM

1489-a-cesar-o-que-e-de-cesar-frame

Por Padre José Luiz Gonzaga do Prado

Os textos bíblicos deste domingo:

1a. Leitura (Ecl 1.2; 2,21-23) O Eclesiastes tem uma visão pessimista, ou realista, da vida. A leitura que vamos ouvir fala do trabalho e pergunta: “Que adianta?”. Que adianta plan-tar para outro comer? Produzir para outro lucrar? Guardar para outro aproveitar?

Salmo (90 [89] 1. 3-6. 12-14.17) No Salmo meditamos o quanto a vida é breve e as lutas, passageiras.

2a. Leitura (Cl 3,1-5.9-11) Ouçamos o apelo da Carta aos Colossenses para a gente olhar para o alto e cuidar do valor verdadeiro, uma vida honesta e correta.

3a. L. Evangelho (Lc 12,13-21) O Evangelho de São Lucas fala muito em dinheiro, mas sempre para mostrar o valor relativo das riquezas e condenar a ganância. É o que vamos ouvir no Evangelho de hoje.

__________________________

HOMILIA

A Realidade

O Papa Francisco vem insistindo repetidas vezes que a crise mais grave hoje não é crise econômica, é crise de humanidade, de falta de respeito e consideração para com o ser humano. Cita uma releitura rabínica da torre de Babel onde se diz que se, lá de cima, caía um tijolo era uma tragédia, se caía um trabalhador era normal. Hoje é o mesmo: as instituições financeiras não podem perder, então que perca o povo. Não é o dinheiro que deve comandar o mundo, insiste o Papa. A grande imprensa, dominada pelo dinheiro, não faz caso e não divulga essas falas do Papa.

A Palavra

A primeira leitura (Eclesiastes) de hoje fala do trabalho e pergunta: “Que adianta?”. Que adianta plantar para outro comer? Produzir para outro lucrar? Guardar dinheiro para outro aproveitar? E no Salmo meditamos o quanto a vida é breve e as lutas, passageiras.

O Evangelho segundo Lucas fala muito em dinheiro, mas sempre para mostrar o valor relativo das riquezas e condenar a ganância. É o que vemos no trecho lido hoje. Começa com qualquer um do meio da multidão que pede a Jesus para interferir a seu favor em uma questão de herança. Hoje isso não acontece!

Este Evangelho veio de comunidades pobres que conviviam com um pequeno grupo de ricos, donos do saber e altas figuras. Elas sentiam, sem dúvida, que era preciso alertar os ricos para não se deixarem escravizar pelo dinheiro. Assim foi que o pedido de alguém para que Jesus entrasse numa questão de herança preparou uma reflexão sobre a riqueza.

Jesus não veio para resolver probleminhas particulares, muito menos problemas de disputas por dinheiro. Ele veio abrir um novo horizonte, veio, especialmente, salvar a humanidade a partir da sua pobreza, como diz Paulo (2Cor 8,9) para nos enriquecer com a sua pobreza.

O Mistério

A Eucaristia celebra com sinais pobres a salvação que vem da pobreza, da entrega de si mesmo à mais vergonhosa das mortes. A humanidade só pode encontrar o seu caminho no sacrifício total que cada um deve fazer de se mesmo em favor dos outros.

E não é fácil engolir isso. O que nos ensinaram e continuam ensinando é que a salvação se encontra no poder e na riqueza. Aqui, no entanto, celebramos Aquele que teve por berço um cocho e por leito de morte a cruz. Aqui ele se parte em pedaços para criar a comunhão e unir a humanidade.

 

Padre José Luiz Gonzaga do Prado (86 anos), mestre em Exegese Bíblica pelo Pontifício Instituto Bíblico em Roma. Atuou em trabalhos de tradução nos Evangelhos de Marcos e de Mateus para as Bíblias Pastoral, da CNBB, Nova Bíblia Pastoral e revisão da Bíblia na Linguagem de hoje.