Pesquisar
Close this search box.

DÉCIMO QUARTO DOMINGO DO TEMPO COMUM

Os textos bíblicos deste domingo:

1a. Leitura (Zc 9,9-10) Vamos ouvir as palavras de Zacarias que Jesus aplicou a si mesmo, quando entrou em Jerusalém montado no jumento. Só a mansidão, a humildade e o trabalho duro vencem a guerra e a violência.

Salmo (145 [144], 1-2.8-11.13-14) Com as palavras do Salmo cantamos o Reinado de Deus, que vence a violência do mundo.

2a. Leitura (Rm 8,9.11-13) Depois de desfazer a ideologia da salvação pela observância da lei, Paulo fala do espírito de Jesus Cristo. É a única lei, só esta salva.

 3a. L. Evangelho (Mt 11,25-30) Para os fariseus, o povo simples é ignorante e pecador, pois não conhece os mais de seiscentos mandamentos. Para Jesus, Deus fala às pessoas simples e humildes. Essas entendem melhor Jesus e o Pai.

______________________________

HOMILIA

A Realidade

Claudete conta que Dona Sebastiana pedia, às vezes, que ela lhe lesse um trecho da Bíblia. Claudete lia e Dona Sebastiana, analfabeta, explicava.

No Conselho Pastoral Paroquial foi apresentada a proposta de se estabelecer um curso obrigatório de preparação para o Batismo, ainda que de pouco tempo antes dos batizados. Foi feita uma votação. Os primeiros votaram a favor. Chegou a vez de Dona Sebastiana. Ela disse: Só vou contar o que aconteceu na nossa comunidade: Um casal levou seu filho para batizar numa paróquia vizinha e voltou dizendo assim: “Lá é que é bom! A gente chega e tem um cursinho de meia hora. Já pode batizar a criança e não é preciso participar em nada da comunidade.” Os votos seguintes foram todos contra a idéia.

A Palavra

A primeira Leitura traz a palavra do livro de Zacarias que motivou e explicou o sentido da entrada de Jesus em Jerusalém montado num jumentinho. Diante do avanço dos grandes impérios como o de Alexandre Magno, o profeta anuncia um salvador que vem manso e humilde, sem o poder das armas e sem a arrogância dos grandes.

O texto do Evangelho de hoje está logo após as palavras duras de Jesus contra as cidades onde ele mais pregou e fez milagres: Betsaida, Corozaim e, principalmente, Cafarnaum. Ficaram envaidecidas com isso e não mudaram de mentalidade.

O Evangelho explica isso mais profundamente. A salvação vem dos pequenos, porque é a eles que Deus fala, deixando de lado os intelectuais e os sensatos. O pequeno e humilde é que pode entender a salvação que vem por Jesus, pobre, marginalizado e condenado como o pior dos criminosos, refugo da sociedade dos prudentes, sábios e bem-pensantes. Quem é pequeno e humilde é que pode entender Jesus, é a ele que Deus revela o seu Filho e o Filho revela o Pai.

O Mistério

A Missa semanal deve nos lembrar isso. O dia a dia nos ensina outra coisa como “Aqui só vence o mais poderoso, o mais capaz, o mais competente”. “O mundo é dos espertos”, “Ai dos vencidos!”. A Eucaristia celebra a vitória do derrotado, a glória do humilhado, o poder do fraco, a vida do crucificado. A comunhão, todos, irmãos, participando da mesma mesa, só existe quando um se parte em pedaços e dá o sangue pelos outros.