“Paremos o horror da tortura! É essencial que a comunidade internacional coloque a dignidade da pessoa acima de tudo e se empenhe concretamente na abolição da tortura e no apoio às vítimas.”
Hoje, o Papa utilizou sua conta no Twitter para destacar o Dia Internacional das Nações Unidas de Apoio às Vítimas da Tortura. Ele enfatizou a necessidade da comunidade internacional colocar a dignidade humana em primeiro lugar e se dedicar ativamente à abolição da tortura e ao apoio às vítimas.
O Papa Francisco, por meio da Rede Mundial de Oração do Papa, compartilhou neste vídeo sua intenção de oração para junho, pedindo o fim da tortura. Ele ressaltou que ela se apresenta de diferentes formas, desde as mais violentas até as mais sofisticadas, que privam as pessoas de sua dignidade por meio de tratamentos degradantes, anulação dos sentidos e detenções em massa em condições desumanas.
A edição de junho de ‘O Vídeo do Papa’ apresenta lugares e práticas de tortura ao redor do mundo, acompanhados pela imagem do ‘Ecce Homo’ do santuário de Mesoraca, na província de Crotone, Itália. Desde 1981, o Fundo das Contribuições Voluntárias das Nações Unidas para as Vítimas de Tortura tem ajudado uma média de 50 mil vítimas de tortura anualmente em países de todas as regiões do mundo.