Por Padre José Luiz Gonzaga do Prado
Os textos bíblicos deste domingo:
1a. Leitura (At 10,34a.37-43) Na fala de Pedro está um resumo da pregação inicial do cristianismo: O morto ressuscitado é o juiz da humanidade e esperança dos que nele crêem.
Salmo (118 [117],1-2.16ab.17.22-23) Com as palavras do Salmo cantamos a Ressurreição de Jesus.
2a. Leitura (Cl 3,1-4) Para uma comunidade cheia de superstições, tabus e preconceitos de sabor religioso, a palavra de Paulo convida a pensar mais alto, à luz da Ressurreição e do Batismo.
ou (1Cor 5,6b-8) Um jovem estava envolvido com a própria madrasta. Isso não preocupava os líderes da comunidade. Paulo compara esse jovem a um mau fermento. Lembra a Páscoa, quando os judeus jogam fora todo o fermento velho. É preciso ser novo fermento, ter a vida nova da Ressurreição.
3a. L. Evangelho (Jo 20,1-9) A primeira pessoa a descobrir que Jesus não está no sepulcro é uma mulher, uma discípula. Ela fala ao discípulo e ao dirigente. O chefe vê, verifica, o discípulo crê, entende.
ou (Lc 24,13-36) Discípulos desiludidos e desanimados afastam-se da comunidade. Jesus deles se aproxima, com eles caminha, faz perguntas, explica tudo e fica com eles. Mas é só no agir de Jesus que seus olhos se abrem.