Pesquisar
Close this search box.

ENDOMETRIOSE É A PRINCIPAL CAUSA DE INFERTILIDADE

danie-franco-iKulUvNzdEE-unsplash_02

Por Dra Talita Melo

Março é mês mundial da conscientização da endometriose. Esta doença é a principal causa que leva casais a infertilidade. 

A endometriose é a presença do endométrio (camada  de tecido que reveste o interior do útero) se desenvolvendo fora do útero, ou seja, e’ um tecido uterino crescendo em regiões não uterinas como: ovários, bexiga, intestino, vagina, ligamentos e outras regiões abdominais levando a um quadro de inflamação e desequilíbrio hormonal estrogênico.

A causa ainda e’ desconhecida, mas sabemos que a manifestação dos sintomas se inicia na adolescência quando a mulher tem os primeiros ciclos menstruais.

Os sintomas se manifestam como cólicas intensas e fortes, fluxo aumentado, coágulos, pode apresentar associação com dor ao evacuar, dor ao urinar e dor na relação sexual.

Este quadro motiva a mulher a procurar um ginecologista onde e’ receitado anticoncepcional. Porem e’ muito importante pontuar que esta medicação não trata a endometriose, apenas alivia os sintomas.

Normalmente a mulher mantem uso prolongado desta medicação pois se sente aliviada por não ter mais dores, como não está tratando a doença, a evolução da endometriose mante altamente progressiva apesar da ausência de sintomas dolorosos.  Então após anos de uso de anticoncepcional que apenas mascarou o problema, quando a mulher interrompe seu uso para iniciar as tentativas de gravidez a doença já se expandiu completamente pela região pélvica comprometendo ovários, trompas e toda a sua fertilidade.

Por isso, neste mês tão importante sobre a endometriose, e’ preciso fazer um alerta a todas a mulheres que tiveram histórico de quadros de dor pélvica em algum momento da vida ou que foram usuárias de contraceptivos por longo prazo; casais que estão há mais de um ano estão tentando a gravidez sem nenhum diagnóstico; mulheres que apresentam alterações nas trompas ou cistos ovarianos crônicos; mulheres com diagnóstico de baixa reserva ovariana ou menopausa precoce. Solicitem ao seu médico a investigação de endometriose.

O diagnóstico é feito através de ressonância de pelve com preparo intestinal. A clinica ira’ informar a maneira correta de preparo deste exame.

O tratamento é feito baseado em medidas antioxidantes e anti-inflamatórias: mudanças do estilo de vida como alimentação específica, atividade física e fisioterapia pélvica, controle do estresse, sono reparador, suplementação anti-inflamatória e uso de progesterona. Em casos graves, a retirada dos focos de endometriose por videolaparoscopia pode ser considerada.

Portanto é muito importante a investigação da endometriose como principal causa de infertilidade entre os casais.