Pesquisar
Close this search box.

EPIFANIA DO SENHOR

Epifania

Por Padre José Luiz Gonzaga do Prado

 

Os textos bíblicos desta solenidade:

1a. Leitura (Is 60,1-6) No poema que vamos ouvir, o profeta anuncia a esperança da reconstrução de Jerusalém. Fala de gente que vem dos lugares mais distantes, trazendo as riquezas dessas nações. Hoje, esse poema lembra a visita dos Magos a Jesus.

Salmo (72[71], 1-2.7-8.10-13) Cantando o Salmo, pensamos na visita dos Magos ao Menino Jesus.

2a. Leitura (Ef 3,2-3a.5-6) Nesta leitura encontramos o principal significado da festa de hoje: Deus chama todas as nações do mundo à salvação que vem por meio de Jesus Cristo.

Evangelho (Mt 2,1-12) O episódio que lemos é o motivo da festa de hoje. Pensar no seu significado: Os de casa tinham a Bíblia para entender quem era Jesus, mas ficam apavorados. Os de longe vêm prestar-lhe homenagem, vêm adorá-lo.

 

HOMILIA

A Realidade

Ghandi morou na África do Sul, onde a discriminação era oficial.  Quem não tivesse a pele clara de um europeu não podia andar na calçada, não podia entrar em muitos lugares, e ainda tinha documento de identidade diferente do dos brancos.

Ghandi preparou alguns negros e indianos como ele para fazer uma fogueira pública desses documentos, prontos para não reagir, caso a polícia viesse impedir a manifestação. A polícia veio, eles apanharam e muito, mas não revidaram nem agrediram e continuaram colocando no fogo seus documentos.

Na Índia, ele conseguiu mobilizar todos contra o domínio da Inglaterra. Conquistaram a liberdade apanhando muito, mas sem nenhuma agressão. Ele dizia: “Vocês, cristãos, têm o Evangelho que manda oferecer a outra face, mas não o põem em prática. Se praticassem, o mundo seria outro!”

A Palavra

O episódio dos Magos é o motivo da festa de hoje. Seu pano de fundo é a Primeira Leitura.

Pensar no seu significado: Os de casa, Escribas, Sacerdotes e Herodes, têm a Bíblia para entender quem era Jesus, mas ficam apavorados com a notícia do seu nascimento. Os de longe, os Magos, sem nenhum conhecimento religioso, vêm prestar-lhe homenagem, vêm adorá-lo.

A comunidade que nos deu este Evangelho viveu essa experiência. Eram cristãos judeus, mas devem ter visto muitos não judeus procurando a fé cristã com maior entusiasmo do que muitos judeus. Hoje, os Magos são como os não cristãos que vivem o Evangelho melhor do que nós.

A Segunda Leitura dá-nos o principal significado desta festa: Deus chama todas as nações do mundo à salvação que vem por meio de Jesus Cristo. Nós não somos senhores da Palavra de Deus nem da salvação.

Todos são chamados e capazes de descobrir os sinais de Deus em qualquer acontecimento ou fenômeno da natureza. Os Magos viram numa estrela diferente no céu um aviso do nascimento de Jesus. E responderam ao chamado.

O Mistério

Epifania é Jesus que se mostra como Salvador de todas as nações. O pecado, a cobiça, são um mal universal. É o pecado que destrói o nosso mundo. Na Eucaristia celebramos Jesus que dá o sangue por todos, para libertar a humanidade desse mal que se chama pecado ou cobiça. É ele o cordeiro que tira o pecado do mundo, da humanidade toda.

 

Padre José Luiz Gonzaga do Prado (86 anos), mestre em Exegese Bíblica pelo Pontifício Instituto Bíblico em Roma. Atuou em trabalhos de tradução nos Evangelhos de Marcos e de Mateus para as Bíblias Pastoral, da CNBB, Nova Bíblia Pastoral e revisão da Bíblia na Linguagem de Hoje.