Ó Deus, escutai com bondade as nossas preces e aumentai a nossa fé em Cristo ressuscitado, para que seja mais viva a nossa esperança na ressurreição dos vossos filhos e filhas. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
A oração da Santa Missa no dia de finados traduz o que essa celebração significa para os cristãos: a esperança da vida eterna.
Neste dia, nenhum cristão se reúne para cultuar a morte, mas para proclamar a vida que brota da morte, pois confia na promessa de Jesus Cristo: “Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá (Jo 11, 36).
Mesmo com a confiança na ressurreição em Jesus Cristo, é importante e um direito dos cristãos expressar a dor e o sentimento pelos entes falecidos. Inclusive, o menor versículo bíblico é a dor de Jesus com a morte de Lázaro, seu amigo: “Jesus chorou”.
Confiantes na vida que brota da Cruz do Senhor, confiemos todos os nossos amigos e parentes falecidos à misericórdia divina.
Fazei, ó Pai, que os vossos filhos e filhas, pelos quais celebramos o sacramento pascal, cheguem à luz e à paz da vossa casa. Por Cristo, nosso Senhor.
Redação Katholika