Pesquisar
Close this search box.

LEITURA ORANTE: “EU DOU A VIDA PELAS MINHAS OVELHAS”

julian-schiemann-g-O9LQV51Qc-unsplash

Por Padre José Luiz Gonzaga do Prado

 

CLAMANDO O ESPÍRITO SANTO

Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso Amor. Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.
Oremos: Ó Deus que instruíste os corações dos vossos fiéis, com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos da sua consolação. Por Cristo Senhor Nosso. Amém

 

LEITURA

Ler João 10,27-30

Pré-texto:

            O maior conflito da rede de comunidades que nos deu este Evangelho era com os rabinos fariseus, que estavam reorganizando o judaísmo depois da destruição de Jerusalém, acontecida no ano 70 da nossa era. Eles já tinham decretado (ano 85) que o judeu que seguisse as comunidades cristãs não era mais judeu, estava expulso da religião e do povo judeu, devia ser considerado inimigo.

            As palavras de Jesus registradas neste Evangelho estão dentro dessa briga, respondem às acusações dos judeus que diziam que os cristãos faziam de Jesus um outro Deus. Chamar de Deus um crucificado era para eles a maior blasfêmia.

Contexto:

            No capítulo nove Jesus curou o cego de nascença, figura dos que nasceram na religião dos rabinos fariseus e que deviam ser cegos guiados por eles. No capítulo 10 Jesus começa dizendo ser a porta por onde entra o verdadeiro pastor e afirmando que quem não passa por ele é ladrão e assassino. Isso era uma carapuça para os dirigentes do judaísmo. Por Jesus as ovelhas entram e saem, têm liberdade, e encontram alimento.

            Depois Jesus disse ser o verdadeiro pastor, que conhece suas ovelhas pelo nome, enquanto que elas reconhecem a sua voz e o seguem. Como verdadeiro pastor, não um mercenário, ele dá a vida pelas ovelhas. Entra aí a discussão com os chefes dos judeus que reclamam que ele diga com clareza se é ou não é o Messias. Jesus responde já ter dito isso, mas eles não entenderam, porque não são de suas ovelhas.

Texto:

Ler novamente   João 10,27-30   e responder:

  1. Por que as ovelhas seguem o pastor que é Jesus? (v. 27)
  2. O que o verdadeiro pastor dá às suas ovelhas? (v. 28)
  3. Por que ninguém pode arrancar as ovelhas do único pastor que é Jesus? (vv. 29-30)

 

Espelho para as comunidades que nos deram o Evangelho:

            Tendo sido expulsos da religião e do povo judeu, os cristãos perderam os privilégios dos judeus, como aquele de não precisar participar da adoração ao Rei de Roma. Quem não participava poderia ser preso e condenado à morte. Além disso, a fé em Jesus já foi decretada religião proibida pelo Império Romano. Mas nada disso poderia afastar os cristãos da fé em Jesus que é um só com Deus Pai, ao contrário do que pensavam os rabinos fariseus.

 

MEDITAÇÃO

Espelho para nós hoje:

Ler mais uma vez João 10, 27-30

            O que esse texto como nós lemos diz para nós hoje? Hoje ainda nenhuma ameaça ou dificuldade será capaz de nos afastar de seguir os ensinamentos de Jesus? Hoje é mais fácil, todo mundo praticamente é cristão, ninguém e nada ameaça a nossa fé. Ou não é bem assim? Acontece de a gente sair da trilha do Evangelho movida por outros interesses ou preocupações?

ORAÇÃO

O que essa passagem da Escritura me faz dizer a Deus?

Tempo de silêncio para cada um fazer sua oração pessoal.

 

Contemplação

Tempo para ler e reler esse texto na sua Bíblia e, em voz baixa, ficar repetindo para si mesmo alguma frase que mais lhe chamou a atenção.

Se quiser, poderá ler a frase em voz alta.

Ação

Agora é fora da reunião. Mudar e melhorar a maneira de agir em casa, no trabalho, na comunidade, em toda a parte.

 

Oração final

 

Pai Nosso

Ó Deus, continuai repartindo com o povo as alegrias do céu, para que, apesar da sua fraqueza o rebanho vosso possa conseguir a força do Pastor. Amém.

 

Padre José Luiz Gonzaga do Prado (86 anos), mestre em Exegese Bíblica pelo Pontifício Instituto Bíblico em Roma. Atuou em trabalhos de tradução nos Evangelhos de Marcos e de Mateus para as Bíblias Pastoral, da CNBB, Nova Bíblia Pastoral e revisão da Bíblia na Linguagem de hoje.