Pesquisar
Close this search box.

LEITURA ORANTE: “NISTO RECONHECERÃO QUE SOIS TODOS MEUS DISCÍPULOS”

k-mitch-hodge-B5ZhIetwVoE-unsplash

Por Padre José Luiz Gonzaga do Prado

 

CLAMANDO O ESPÍRITO SANTO

 

Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso Amor. Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.


Oremos: Ó Deus que instruíste os corações dos vossos fiéis, com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos da sua consolação. Por Cristo Senhor Nosso. Amém

 

LEITURA

 

Ler João 13,31-33a.34-35

 

Pré-texto:

Para os rabinos fariseus, os inimigos das comunidades que nos deram este Evangelho, a morte de Jesus foi a morte de um amaldiçoado por Deus (Dt 21,22-23), não pode ter outro significado, senão de fracasso e humilhação. Além disso, o que deve identificar um judeu fariseu é a observância sem falhas de toda a lei escrita (Bíblia) e oral, as tradições.

Para as comunidades dos discípulos amados, não! Morrer por quem me odeia sem motivo é o que vira ao avesso os critérios deste mundo onde o egoísmo e a competição desenfreada conduzem para a morte. A vida nasce do amor que é morrer pelo outro, mesmo que ele me odeie à toa. Isso precisa ser dito e encontrado nas palavras de Jesus. E é preciso dizer também que o mandamento dele é um só, amar do jeito que ele amou, não os 613 mandamentos dos rabinos fariseus.

 

Contexto:

Jesus lavou os pés aos discípulos e depois explicou: agora, ser mestre e senhor é ajoelhar-se diante do outro para lavar-lhe os pés sujos. Todos, menos Judas, estão limpos, só precisam lavar os pés. Jesus passa, então, a falar de Judas com muita emoção. Os discípulos não sabem quem é ele. Só ao ouvido do discípulo amado que estava à sua direita, diz ser aquele a quem dava um bocado passado no molho. Ao pegar o bocado, Judas passou a incorporar satanás, o inimigo. “O que você tem de fazer faça logo” Jesus lhe diz. Judas sai. Era noite.

 

Texto:

Ler novamente João 13,31-33a.34-35 e responder:

  1. Quando é que, para Jesus, chegou o momento de ele ser glorificado? (vv. 31-32) Que significa essa glorificação?
  2. Jesus ainda ficará muito tempo como estava com os discípulos? (v.33a) Que importância tem isso?
  3. O que é que Jesus deixa de herança para os seus discípulos? (v. 34)
  4. Como os outros podem reconhecer os discípulos de Jesus? (v. 35)

 

Espelho para as comunidades que nos deram o Evangelho:

Judas tem o nome do patriarca Judá, que deu nome à nação. Quando o Evangelho foi escrito, os rabinos fariseus que reorganizaram o judaísmo já tinham expulsado da religião e da nação judaica os cristãos judeus, que iniciaram as comunidades do Evangelho. Só os seguidores desses rabinos poderiam se considerar judeus. Eles entregaram Jesus à morte, eles hoje entregavam seus irmãos cristãos ao Império Romano, denunciavam e levavam à morte muitos desses cristãos.

A morte de Jesus, porém, foi a glória. Isso eles nunca vão entender. Na morte, Jesus mostra um amor de que só Deus é capaz, na cruz ele se revela Deus. E esse amor é a herança maior que ele deixa para seus discípulos. Ser discípulo de Jesus não é ser um observante escrupuloso de centenas de mandamentos. Ser discípulo de Jesus é ter só um mandamento: amar do jeito que ele amou.

 

MEDITAÇÃO

 

Espelho para nós hoje:

Ler mais uma vez João 13,31-33a.34-35

O que esse texto como nós lemos diz para nós hoje? Se os rabinos fariseus exigiam um respeito escrupuloso aos 613 mandamentos, hoje não pode acontecer de estarmos mais preocupados com os 1752 artigos ou cânones do Código de Direito Canônico ou com as minúcias dos rituais litúrgicos do que com aquilo que exige de nós o amor ao próximo? Muitas vezes não ocorre um conflito entre uma coisa e outra? De que lado ficamos?

ORAÇÃO

O que essa passagem da Escritura me faz dizer a Deus?

Tempo de silêncio para cada um fazer sua oração pessoal.

 

Contemplação

Tempo para cada um ler e reler esse texto na sua Bíblia e, em voz baixa, ficar repetindo para si mesmo alguma frase que mais lhe chamou a atenção.

Se quiser, poderá ler a frase em voz alta.

 

Ação

Agora é fora da reunião. Mudar e melhorar a maneira de agir em casa, no trabalho, na comunidade, em toda a parte.

 

Oração Final

Pai Nosso

Ó Deus, por Vós nós fomos libertados e tomados como filhos. Cuidai de nós com amor de Pai e fazei que a fé em Jesus Cristo nos dê a liberdade verdadeira e a herança eterna. Amém.

 

Que o Senhor nos abençoe e nos guarde e nos conduza pelos caminhos do seu Reino. Amém.

 

 

Padre José Luiz Gonzaga do Prado (86 anos), mestre em Exegese Bíblica pelo Pontifício Instituto Bíblico em Roma. Atuou em trabalhos de tradução nos Evangelhos de Marcos e de Mateus para as Bíblias Pastoral, da CNBB, Nova Bíblia Pastoral e revisão da Bíblia na Linguagem de hoje.