Pesquisar
Close this search box.

LEITURA ORANTE: “POR QUE JESUS SE MOSTRA AOS DISCÍPULOS E NÃO AO MUNDO?”

bruno-van-der-kraan-v2HgNzRDfII-unsplash

Por Padre José Luiz Gonzaga do Prado

 

CLAMANDO O ESPÍRITO SANTO

 

Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso Amor. Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.


Oremos: Ó Deus que instruíste os corações dos vossos fiéis, com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos da sua consolação. Por Cristo Senhor Nosso. Amém

 

  1. LEITURA

Ler João 14,23-29

Pre-texto:

Para os rabinos fariseus a morte de Jesus foi a morte de alguém amaldiçoado por Deus. Eles sabiam muito bem de onde Jesus veio, veio da Galiléia, um lugar de onde nunca veio profeta algum. Para alguém que queria se apresentar como profeta, talvez até como messias, a morte foi a derrota final. É preciso dizer que não, que a morte de Jesus significa a glória, a vitória sobre o que manda neste mundo, a morte é nova vida, a volta dele para o Pai, de onde veio.

Segundo os mesmos rabinos, Deus não fala mais, está calado depois do último profeta. Agora os rabinos são os intérpretes da Lei de Deus, o caminho dos 613 mandamentos está traçado, basta seguir por ele como se fossem trilhos de estrada de ferro, sem tombar nem para a direita nem para a esquerda.

Não! Deus não se calou. Jesus continua presente com os discípulos através do seu Espírito, que a todo momento nos faz saber o que ele iria dizer ou fazer nas diferentes situações da vida. A morte de Jesus foi uma passagem necessária, mas provisória. Ele foi, mas voltou logo.

 

Contexto:

Depois do que nós lemos na semana passada, Simão Pedro pergunta para onde Jesus vai e Jesus passa a falar disso. Os discípulos não entendem e Tomé pergunta do caminho. Jesus responde dizendo ser ele mesmo o caminho. Depois é Felipe que quer ver o Pai e Jesus responde: “Quem me vê, vê o Pai”. Por fim, Judas Tadeu pergunta por que Jesus se mostra aos discípulos e não ao mundo?

 

Texto:

Ler novamente João 14,23-29 e responder:

  1. Como Jesus responde por que ele não se manifesta ao mundo, mas só aos discípulos? (vv. 23-24) Quem é que ama Jesus e quem é que não ama? (Jo 7,7; 15,18-19 e 23)
  2. Jesus se foi. Como é que nós hoje podemos saber o que Jesus quer, lembrar o que ele iria dizer e fazer se estivesse no nosso lugar? (vv. 25-26)
  3. “Deixar a paz” para o judeu significa despedir-se, dizer “adeus” ou “tchau”. Por que o “adeus” (a paz) de Jesus é diferente do “adeus” do mundo? (v. 27-28)
  4. Por que Jesus falou essas coisas com os discípulos? (v. 29)

 

Espelho para as comunidades que nos deram o Evangelho:

As comunidades têm consciência de que elas é que devem mostrar Jesus ao mundo, porque elas é que amam Jesus e guardam a sua palavra. O mundo não ama Jesus nem se interessa pela sua palavra. É através das suas comunidades que Jesus se revela ao mundo.

O Espírito Santo, chamado de paráclito, de advogado, de consolador ou, ainda melhor, de animador é a presença invisível de Jesus com os discípulos. O Espírito de Jesus faz lembrar a cada momento da vida a Palavra de Deus que ele anunciou.

A morte de Jesus não foi uma partida definitiva, ele voltou e está presente nos discípulos, que são a presença dele no mundo.

 

  1. MEDITAÇÃO

Espelho para nós hoje:

Ler mais uma vez João 14,23-29

O que esse texto como nós lemos diz para nós hoje? Nós temos consciência de sermos nós que devemos mostrar Jesus ao mundo? O que isso quer dizer para nós? Como podemos mostrar ao mundo quem é Jesus? O Espírito Santo nos lembra sempre o ensinamento de Jesus? Como? Ou nós não prestamos atenção ao que ele nos diz?

 

  1. ORAÇÃO

O que esse Evangelho como nós lemos me faz dizer a Deus? Tempo de fazer sua oração pessoal.

Pai Nosso

Ave Maria

Gloria ao pai

Bênção final: Que o Senhor nos abençoe e nos guarde e nos conduza pelos caminhos do seu Reino. Amém.

 

Padre José Luiz Gonzaga do Prado (86 anos), mestre em Exegese Bíblica pelo Pontifício Instituto Bíblico em Roma. Atuou em trabalhos de tradução nos Evangelhos de Marcos e de Mateus para as Bíblias Pastoral, da CNBB, Nova Bíblia Pastoral e revisão da Bíblia na Linguagem de hoje.