Pesquisar
Close this search box.

MATRIMÔNIO: AMAR É UMA ALEGRIA (I)

love-2055372_1920

Existe alguma instituição que esteja mais em crise do que o matrimônio?

Instituição? Sim, o casamento é uma instituição querida por Deus e formada ao longo de todo processo histórico da revelação. Propondo uma reflexão profunda, cautelosa e necessária, o Papa Francisco pediu para que todos os cristãos católicos se debrucem e estudem a Exortação Apostólica dedicada às famílias Amoris Laetitia (Alegria do Amor), entre 2021 e 2022.

 Acompanhando o desejo e apelo do papa, o Katholika vai compartilhar uma breve reflexão a respeito do matrimônio a partir da Amoris Laetitia, todas as últimas quintas-feiras do mês.

O matrimônio é o elo entre um homem e uma mulher, que se entregando mutuamente como uma só carne, são capazes de amar e de gerar vida. O casal, por meio dessa união, não é apenas procriador, mas o sinal da aliança de Deus com o seu povo, é afeto, carinho e companhia um ao outro no caminho da vida.

O casamento, no entanto, sofre as ações do tempo contemporâneo, no qual nada é duradouro, muito menos resiliente. Tudo se desfaz com muita facilidade. A situação de miséria, pobreza, a baixa taxa de natalidade, o cuidado excessivo com a estética, além de outros fatores que levam os jovens a buscarem uma vida sem renúncias e pouco oblativa.

É preciso profetizar a beleza de uma vida centrada no amor, e, diante da cultura atual e das injustiças sociais que afetam homens e mulheres e a sua capacidade de viver a dois, não negar a nossa contribuição para a transformação das pessoas à luz do evangelho.

O matrimônio está em crise porque a sociedade vive imersa em uma crise. Como relembra Francisco: O sacramento do matrimônio não é uma convenção social, um rito vazio ou o mero sinal externo de um compromisso. O sacramento é um dom para a santificação e a salvação dos esposos, porque a sua pertença recíproca é a representação real, através do sinal sacramental, da mesma relação de Cristo com a Igreja” (AL 72).

Fique atento às próximas postagens sobre esse tema e aproveite este momento de reflexão sobre a família. Amar é uma alegria que comporta e supera as dores e dificuldades de um mundo em crise.

Redação Katholika