Pesquisar
Close this search box.

NO “TEMPO” DOS MONGES

church-clock-4353525_1920

Por Ir. Vinícius O.Cist

Uma das primeiras coisas que a vida monástica tem a nos ensinar é que Deus é também o Senhor do tempo. Nessa perspectiva, todos nós que nos submetemos a esse belo estado de vida, deve oferecer ao mundo o testemunho profético de uma vida integralmente entregue a Deus.

Nós, monges cistercienses, bem como todas as ordens monásticas que seguem a Regra de São Bento, temos como principal lema de vida “Ora et Labora”, ou seja, “Oração e trabalho”, pois nosso Santo Patriarca, Bento de Núrsia, redigiu a Santa Regra a partir do equilíbrio de uma vida sã que faz com que a oração conduza o religioso ao trabalho e o trabalho, por sua vez, leve o monge à oração, cumprindo assim a máxima de São Paulo que nos impele a orar sem cessar (cf. 1Ts 5,17).

Para tanto, temos como principal atividade de nossos dias a oração do Ofício Divino, também conhecida como Liturgia da Horas – pelos nomes já é possível inferir que há, no exercício dessa oração, tanto o reconhecimento dela como um verdadeiro trabalho (ou ofício) que possui uma dimensão divina, como a sua finalidade que é a consagração de nosso tempo em uma dinâmica de constante louvor erguido aos céus pela recitação dos salmos e a meditação da Sagrada Escritura.

Todos são convidados a participar do Louvor das Horas dos dias, mas em especial os religiosos e sacerdotes tem em suas mãos essa importante missão de alimentar a Igreja com as próprias palavras que Ela nos oferece pelos Salmos e Cânticos do Antigo e do Novo Testamento.

No mosteiro organizamos todo o nosso dia a partir das horas chamadas “canônicas” – acordamos às 4h30 da manhã para a recitação das Vigílias, ou Ofício das Leituras, e em seguida, às 5h30 rezamos as Laudes, Oração da Manhã. Celebramos a Santa Missa às 6h30 e em seguida, rezamos a Hora Terceira (que juntos das Horas Sexta e Nona formam as “Horas Menores”, rezadas, respectivamente às 11h da manhã e às 14h).

Encerramos nossa jornada de trabalho às 17 horas para que, às 18h, possamos rezar a Oração da Tarde, também conhecida como “Vésperas” e terminamos o dia com as Completas, ou Oração da Noite, às 20h15.

Nos intervalos de uma oração para a outra montamos nossos dias com os estudos, trabalhos, refeições, recreações e afins, levando sempre no coração as palavras que recitamos em nome da Igreja e buscando, em nossa vida, uma plena imitação da Palavra de Deus, Nosso Senhor Jesus Cristo, que vive e reina com o Pai e o Espírito Santo por todos os séculos dos séculos.

Irmão Vinícius O.Cist. (Vinicius Hernandes Barbosa) é formado como técnico em Administração de Empresas e graduado em Licenciatura em Matemática. É monge cisterciense da Abadia de Nossa Senhora da Santa Cruz em Itaporanga, SP.