Pesquisar
Close this search box.

PADRE RENER: Ler e viver, machuca!

592430

Por Padre Rener Olegário

Proponho estas duas frases para sua breve reflexão: “Ver aquilo que temos diante do nariz requer uma luta constante” (George Orwell); “O mundo é um livro, e quem fica sentado em casa lê somente uma página” (Santo Agostinho).

Parecem belas para publicar, motivacionais para ler, profundas para pensar e ideal para nós, ler e nada mudar. Digo isso pois, atualmente a sociedade, raríssimas exceções, procuram “viver intensamente” sem sair de casa diante uma tela, gostam de ler e assistir sobre inúmeros assuntos, porém, sem nada acrescentar e menos ainda pensar.

Sinal desta vida inútil, ausente de sentido, solidificada em comodidades, são os novos entretenimentos que promovem os instintos e prazeres dos supostos animais racionais que somos. Vemos reality shows que promovem casar as cegas, viver pelado, largado e tudo combinado e o absurdo, juntar a classe mais diversificada e intelectual da sociedade, para comer, defecar e viver como “maritacas” repetindo ideologias, palavrões e propagandas.

O filme Show de Truman (1998), procura iniciar uma reflexão sobre nossa vida virtual e real, sentimentos e propósitos que carregamos na vida. Mas, tudo que vemos lá, hoje, já sabemos, e perante nossos olhos, não lutamos para fazer diferente. Não queremos esforçar para sair das telas de celular e televisão, gostamos de ver programas que não acrescentam em nada, alimentando a falsa sensação de bem-estar e descanso. Enquanto isso, verborreias e atitudes mesquinhas são feitas por pessoas vazias, movidas por interesses comerciais em sites e programas televisivos.

Concluo este breve texto, perguntando: “Você está fazendo algo diferente destas pessoas? Esta diante seus olhos as bizarrices e intenções pervertidas de programas midiáticos e será que você não consegue sair desta página, deste texto de um indignado jovem sacerdote, para viver a beleza de um livro, chamado “sua vida”?

“Para nos convencermos de que é ridículo tomar a moda como norma de conduta, basta olhar para alguns retratos antigos” (São Josemaría Escrivá).

Pe. Rener Olegário Lopes é Sacerdote da Diocese de Uruaçu, GO. Licenciado em Filosofia na FASEM, graduado em Teologia no Seminário de Brasília, Pós-graduado em Psicologia Clínica. Um jovem padre para um velho mundo.