Pesquisar
Close this search box.

PAPA: “É PRECISO SABER DESEJAR”

camels-g047eee316_1920

Por Redação Katholika

Na festa da Epifania do Senhor, no dia 06/01, o Papa Francisco, falou do desejo dos magos de procurar o Messias. Eles, que tinham tudo o que necessitavam, se deixaram incomodar pela ânsia de conhecer quem brilhava por meio daquela Estrela.

Mas esta saudável inquietação, que os levou a peregrinar, donde nasce? Nasce do desejo. Eis o seu segredo interior: saber desejar.

Mas, o que desejar? O papa recorda que desejar é estar aberto a uma realidade que não se consome no aqui e agora, mas que lança o homem para além.

Desejar é acolher a vida como um mistério que nos ultrapassa, como uma fresta sempre aberta que nos convida a olhar mais além, porque a vida não é “toda aqui”, é também “em outro lugar”.

Deus nos fez assim, retoma o pontífice, “empapados de desejo; orientados, como os Magos, para as estrelas. Podemos dizer, sem exagerar, que nós somos aquilo que desejamos. Porque são os desejos que ampliam o nosso olhar e impelem a vida mais além”.

E, concluindo, chamou a atenção de todos os fiéis para não serem acomodados em sua fé, estacionados no desejo:

Será bom perguntar-nos: a que ponto estamos nós na viagem da fé? Não estaremos já há bastante tempo bloqueados, estacionados numa religião convencional, exterior, formal, que deixou de aquecer o coração e já não muda a vida? As nossas palavras e ritos despertam no coração das pessoas o desejo de caminhar ao encontro de Deus ou são “língua morta”, que fala apenas de si mesma e a si mesma?

Não demos à apatia e à resignação a força de nos cravar na tristeza duma vida medíocre. Abramo-nos à inquietude do Espírito, corações inquietos.