Pesquisar
Close this search box.

PRIMEIRO DOMINGO DO ADVENTO

primadv

Os textos bíblicos deste domingo:

1a.  Leitura (Is 63,16b-17.19b; 64,2b-7) Nesta Leitura temos uma oração da época da reconstrução de Jerusalém. Apesar de todas as dificuldades, a esperança é grande. Ouvimos hoje, pensando na chegada de Jesus que celebramos nestes dias.

Salmo (80 [79],2ac-3b.15-16) No Salmo pedimos que Deus cuide do seu povo, que o Salvador venha.

2a. Leitura (1Cor 1,3-9) O Apóstolo dá graças a Deus por tudo de bom que acontece na comunidade. Na verdade, ela se prepara para a vinda de Jesus, para o dia dele, o dia de se realizar a plenitude do reinado de Deus.

3a. L. Evangelho (Mc 13,33-37) Jesus falou da destruição de Jerusalém, que estava bem próxima de acontecer. Aquilo foi um fim de mundo. Isso lembra o momento final e decisivo da nossa vida. Quando será, para cada um, a vinda de Cristo?

 

HOMILIA

A Realidade ou a Palavra de Deus na vida

Há alguns anos li que o Sagrado Coração de Jesus (!) apareceu ao Padre Gobbi e disse que no ano de 1998, por ser 666 x 3, entre outros sinais do fim dos tempos, o Papa seria assassinado e um falso papa seria colocado no seu lugar. Será que isso aconteceu e a gente não ficou sabendo?

Está sempre presente a tentação de falar em catástrofes que anunciam o fim dos tempos. Não é raro a gente ouvir: “Isso tudo está na Bíblia” ou “está no Apocalipse”. Aliás, a palavra grega apocalipse significa ‘revelação’, mas hoje é entendida como catástrofe final.

 

A Palavra de Deus na Escritura

Começamos o ano litúrgico falando do fim. É que celebramos a vinda ou advento de Jesus. Isso não se reduz a lembrar o seu nascimento. É uma chegada que acontece e acontecerá, sem a menor dúvida, a cada um de nós.

A Primeira Leitura diz: “Ah! Se abrisses os céus e descesses!” e também: “Todos nós parecemos coisa imunda. Murchamos todos nós como folhas secas, como vento, nossos pecados nos arrastam.”.

JAo final do capítulo em que fala da destruição de Jerusalém e da vinda do Filho do Homem nas nuvens do céu, o Evangelho de Marcos acrescenta uma palavra de Jesus sobre a vigilância. Ninguém sabe quando será o seu encontro final com Aquele que é o juiz deste mundo.

A parábola do Senhor que viaja é ilustrativa. Dá a cada um uma tarefa, mas, ao final, todos são porteiros, todos devem vigiar, devem cuidar da casa de todos. Não se pode dizer: “Eu não sou guarda de meu irmão!”. Não importa a que horas ele chegue, importa que cada um esteja vigilante, cumprindo fielmente a tarefa de servir a todos.

 

O Mistério

A Eucaristia celebra a morte e ressurreição do Senhor até que ele venha. Antecipa sua chegada como juiz e como messias.

A igualdade da mesa comum condena as desigualdades do nosso mundo. Precisamos estar atentos, para não sermos condenados com este mundo. A entrega que Jesus faz de si mesmo condena o nosso egoísmo. Estamos cheios de nós mesmos e ele inteiramente vazio de si, entregando-se à cruz por fidelidade ao Pai e ao seu projeto.

A mesa de irmãos antecipa o reinado de Deus, a sua vontade realizada aqui na terra como no céu. “Celebramos a festa e a alegria fazendo comunhão”, arremedando aquilo que esperamos.

 

POR PADRE JOSÉ LUIZ GONZAGA DO PRADO