Os textos bíblicos deste domingo:
1a. Leitura (2Sm 7,1-5.8b-12.14a.16) O episódio revela a esperança de um governo legítimo – de um descendente de Davi – um governo bom e estável. Para o Evangelho e para nós, Jesus é quem realiza as melhores esperanças.
Salmo (89 [88],2-5.27.29) No Salmo cantamos a esperança no filho de Davi. Em Jesus essa esperança se torna realidade.
2a. Leitura (Rm 16,25-27) Terminando sua longa carta aos romanos, Paulo fala do projeto de Deus, que era totalmente desconhecido, mas que se tornou conhecido em Jesus.
3a. L. Evangelho (Lc 1,26-38) No Evangelho de São Lucas o anúncio do nascimento de Jesus é feito a Maria, mulher, jovem, pobre e da roça. Seu filho realizará as melhores esperanças dos mais humildes do seu povo e da humanidade toda.
HOMILIA
A Realidade ou a Palavra de Deus na vida
Por causa da crise, este Natal não será tão bom como o dos anos anteriores. É o que diz a televisão. Natal vale pelo consumo que provoca. Isso, porque consumo provoca produção e produção promove riqueza. Riqueza é o valor maior, acima de todos os outros, é o objetivo de todos e de tudo.
São Francisco inventou o presépio para lembrar o nascimento pobre de Jesus. A ternura do presépio fez do Natal uma grande festa. Uma grande festa é oportunidade de consumo. Quem quer vender, usa a festa. Mas o menino do presépio é muito pobre, não consome nem ajuda a consumir. Por isso ele é aposentado e dá lugar ao papai Noel.
A Palavra de Deus na Escritura
No Evangelho de hoje o anúncio do nascimento de Jesus é feito a Maria, mulher, jovem, pobre e de uma aldeia desprezada. Ao contrário do que ocorria naquela sociedade machista, é ela quem dá nome ao filho. Além disso, o anjo explica como será tudo e fica esperando a decisão dela. Hoje, quem é mulher, jovem, pobre e da roça tem direito a dar alguma decisão?
Seu filho realizará as melhores esperanças da humanidade toda. Seu nome significa ‘Deus salva’ e ele é apresentado como grande rei, que vai governar para sempre. Ele realiza as esperanças depositadas num filho, uma dinastia ou uma “casa”, prometido a Davi, que pensava construir uma casa para Deus (1ª. Leitura).
Maria não está pensando em grandeza. Já na saudação, fica embaraçada, calculando o que significariam aquelas palavras dirigidas a ela, tão pequena. Depois do anúncio, não pensou nas grandezas de seu possível filho. O evangelista dá a entender que ela tinha o propósito de se manter virgem. Isso era importante para ela, isso ela considerava um apelo de Deus, mais válido do que a aparição de um mensageiro do céu.
O projeto de Deus (2ª. Leitura) é salvar através do pequeno, o que é incompreensível para os homens, mas revelado em Jesus, o Messias crucificado.
O Mistério
A pequenez da Missa mostra o mistério (projeto sigiloso de Deus) que se celebra. Celebramos a salvação que não vem da riqueza nem do consumo, mas da pequenez e da obscuridade de Nazaré. Celebramos o que para uns é tolice para outros, um absurdo, o fracasso da cruz que faz a partilha no meio de um mundo “dividido em contínua discórdia”.
POR PADRE JOSÉ LUIZ GONZAGA DO PRADO