Pesquisar
Close this search box.

QUEM É SEU HERÓI?

heroi

Prova de superação, atitude de heroísmo, salvação da humanidade não são feitas por heróis da DC ou da Marvel, mas pela simplicidade de um homem da Galiléia, vivo ontem, hoje e sempre. Heróis que procuram sempre o primeiro lugar, representam apenas alguns, criam realidades, projetam desejos, habitam grandes prédios e palácios, não saberiam lidar com a pobreza de uma manjedoura ou uma casa de barro, ou mesmo ser zombado e oferecer a outra face. Há um homem, que se fez semelhante a tudo, menos ao pecado, que não precisou de muitos efeitos especiais para salvar, e cumpriu a grande missão de amar sem nada esperar.

Em cada edição um herói nasce, outro morre, um evolui, outro se destrói. Em cada filme cria-se um drama, constroem cenários, fantasiam histórias, maquiam pessoas. Somente uma vez, um homem-Deus mostrou a muitos sua realeza na pobreza. Perseguido por muitos, seguido por poucos. Seu maior sinal e poder foi seu amor e justiça, inclusive aos inimigos. O herói é criado de um dia para o outro, de combinações cientificas até surpresas sociais, dos mais excluídos aos mais ricos. Contudo, um homem se tornou herói, dizendo “Eu sou”, pois, além de ser criador, se fez criatura, salvador e sofredor, pai e filho, na divindade santificou a humanidade.

Os heróis dos cinemas, misturam papéis, destroem cidades, vivem com roteiros, se disfarçam, se escondem e quando encontram um momento de heroísmo se revelam como salvador do mundo. Porém, há um verdadeiro herói, que escolheu no deserto fazer morada e sua fama se espalhou sem propaganda ou marketing, ele só fez o melhor, anunciou o amor. Não adianta voar ou lutar, destruir ou gritar, não adianta ser capitão, cientista, monstro ou “deus”. O verdadeiro herói caminha, anuncia e salva os homens, apresentando o tesouro mais valioso, o reino dos céus.

O grande criador de heróis Stan Lee, dizia: “Só há um que é todo-poderoso e sua grande arma é o amor”. Não adianta contemplar homens, heróis, “deuses” ou todo o universo, se nossa realidade no dia a dia, não possuir o verdadeiro herói, que é Caminho, Verdade e Vida. Ele é simples, humilde, acessível e humano como cada um de nós, sem poderes, armaduras ou armas. Ele se revestiu de oração, lutou com o coração e cumpriu a sua missão. Hoje ele nos chama a fazer o mesmo. Seja um herói como Ele foi.

Obs: Será o único herói que não ficará com ciúme ou com medo, se você for como ele!

Pe. Rener Olegário

Pe. Rener Olegário Lopes Sacerdote da Diocese de Uruaçu, GO. Licenciado em Filosofia na FASEM, graduado em Teologia no Seminário de Brasília, Pós-graduado em Psicologia Clínica. Um jovem padre para um velho mundo.