Padre Cândido comemora hoje, dia 01 de julho de 2021, 48 anos de sacerdócio. Nasceu em Santa Maria de Itabira, na zona rural e aos onze anos partiu para o seminário.
Padre Cândido, em uma entrevista que concedeu à TV Horizonte em 2012, relembrou que, novo como era, viu muitos adolescentes deixarem o seminário por não saberem lidar com a saudade de casa. Ele, tentando ser forte, chorava durante a noite.
Na primeira vez que escreveu ao seus pais, querendo mostrar a superação de uma criança pobre e de pouco estudo, contou que quis usar uma palavra diferente. Na biblioteca procurou um sinônimo de “talvez” e encontrou a palavra “quiçá”. Os pais, quando receberam levaram a carta a professora da escola rural para saber o que significava aquilo, orgulhosos pois o filho já estava “falando difícil”.
É a história que marca a superação de uma criança que estudou até o quarto ano fundamental, precisando percorrer quatro horas sobre um cavalo para chegar ao grupo escolar.
Aquele jovenzinho de apenas onze anos, tomou essa definitiva decisão em sua vida após se sentir provocado pela visita dos missionários redentoristas em sua cidade, quando ainda tinha nove anos de idade. Percebendo os apelos iniciais de uma vocação, teve a ousadia de deixar sua casa e se doar inteiramente a Deus.
Foi ordenado padre em Santa Maria de Itabira, pelas mãos de Dom João Rezende Costa no dia 1º de julho de 1973. Em sua missão de padre, passou pela formação do seminário, trabalhou em paróquias, foi professor em Seminários, Faculdades no exterior e no Brasil, principalmente na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, em Belo Horizonte. Compôs, entre centenas de músicas sacras, o hino da Jornada Mundial da Juventude Rio 2013, e hoje está conosco como Redator Chefe do Katholika.
Nosso carinho, admiração e gratidão ao senhor, Padre Cândido! Estes 48 anos foram frutíferos e, pelo amor que tem a sua vocação, serão ainda mais e mais.
Redação Katholika
Assista ao episódio do K Worship que faz uma homenagem ao Padre Cândido. Neste episódio alguns dos maiores nomes da música católica interpretam a canção “Senhor que viestes salvar”, uma das mais conhecidas composições do Padre Cândido.