Pesquisar
Close this search box.

TERCEIRO DOMINGO DO TEMPO COMUM

Terceiro Domingo

Por Padre José Luiz Gonzaga do Prado

Os textos bíblicos deste domingo:

1a. Leitura (Is 8,23b-9,3) A região de Zabulon e de Neftali foi o caminho para o cativeiro, a pobreza, a miséria, as trevas. O trecho de Isaías que vamos ouvir anuncia a chegada, pelo mesmo caminho, da luz, da alegria, da felicidade para o povo que sofria.

Salmo (27 [26],1.4.13-14) No Salmo cantamos a esperança de quem confia em Deus e jamais desanima.

2a. Leitura (1Cor 1,10-13.17) Em Corinto, um grupinho de ricos, importantes e esclarecidos criou muitos problemas na comunidade. Paulo aborda aqui um deles, a formação de torcidas que competem entre si, apoiando-se nos nomes de um ou outro missionário.

3a. L. Evangelho (Mt 4,12-23) Lemos este ano o Evangelho segundo Mateus. Jesus começa na Galiléia, sua terra, região pobre e desprezada. Mas na humildade dos primeiros passos o evangelista vê que começam a se realizar os mais belos sonhos encontrados na Bíblia.

________________________________

Homilia

A Realidade

Um amigo propôs descobrirmos uma palavra que significasse o oposto, o contrário do reinado de Deus. Pensamos no reinado de César, o império que dominava e explorava aquele mundo, fazendo a cabeça das pessoas com a propaganda de “paz e segurança”. Não era bem isso. O império hoje, o domínio do dinheiro? É, mas não é tudo!

Encontramos a ideia de monarquia, um só mandar, mandar sozinho, ser senhor de tudo e de todos. Pensamos, então, termos chegado à raiz, ao ponto de partida de tudo o que se opõe ao Reino.

A Palavra

O Evangelho segundo Mateus, Evangelho dos cristãos judeus, coloca Jesus iniciando sua pregação na mesma região que viu, quinhentos anos atrás, o povo de Judá ser levado para o cativeiro (as trevas) e viu também a volta do cativeiro, o retorno à liberdade (a luz). Isaías falou disso na primeira Leitura. Agora Jesus é a luz nova que surge.

A mensagem de Jesus é muito simples: Uma boa notícia, o reinado de Deus está chegando. Uma necessidade, mudar a cabeça, o jeito de pensar.

Os mandões deste mundo fizeram e fazem a nossa cabeça. O reinado de Deus está chegando, é preciso fazer metanoia, mudar a cabeça. Metá como em metamorfose significa mudança, noia como em paranóia, cabeça.

Ele convoca os primeiros discípulos missionários. Não são ricos, nem sábios, nem da elite dirigente, são irmãos (aqui seremos todos irmãos!) humildes pescadores do lago da Galileia, terra mal vista. A cabeça é outra, diferente em tudo da dos dirigentes deste mundo. 

Jesus não fala só. Chega de discursos enganadores! Primeiro ele cura, para depois dizer que é o reinado de Deus que está chegando e que isso vai exigir mudança de mentalidade, conversão, metanoia.

O Mistério

Na Eucaristia celebramos Jesus que vai à raiz, derruba os alicerces da monarquia. A monarquia nos faz únicos senhores do mundo e das pessoas com o direito de nos servirmos de todos para nosso proveito.

Jesus faz o contrário. Entrega-se à morte maldita para servir à humanidade, abrir-lhe as portas de um mundo novo que ele chama de reinado de Deus.

Preparando-nos para a Comunhão, rezamos o Pai Nosso. Pedimos que venha o reinado de Deus, que sua vontade de que todos sejam irmãos se realize aqui na terra como esperamos no céu.