Pesquisar
Close this search box.

UM JOVEM CORAÇÃO

raul-petri-AdWDaFEJfDY-unsplash

Por Frei Bruno Carvalho

Jesus acabava de dizer para seus discípulos que é muito difícil, para aqueles que possuem riquezas, entrar no Reino de Deus. Pedro, embora já desprovido de bens, indaga. Mestre, e nós? “Olha deixamos tudo e te seguimos” (cf. Mc 10, 28).

Se se pode afirmar uma constância na Vida Consagrada é a de deixar tudo e seguir. Um movimento do Espírito que só quem possui a jovialidade do coração consegue, constantemente, deixar e seguir. O que se deixa é supérfluo diante do único essencial da vida do religioso. Ou seja, tudo aquilo que escapa à dinâmica do Cristo Crucificado e Ressuscitado não é vital – é excesso – para o coração decidido a não ser mais divido.

Pedro lança a Jesus um imperativo: Senhor, olha! Olha e vê – diria o apóstolo – assim como tu chamastes outros de nós para ir e ver onde moras, agora lhe digo: Mestre, vem e vê que tudo deixei, nada retive para mim e agora contigo estou! Somente um coração capaz de perceber e sentir o movimento do espírito imbuirá a sua vida nesta constante entrega: deixar e seguir.

Ainda que a jovialidade do corpo não acompanhe a do espírito, um religioso sempre será jovem se for capaz, mesmo depois de tantos anos de consagração, de deixar tudo, novamente, e seguir o Mestre. Recentemente, vi a notícia de que uma religiosa italiana era a segunda pessoa mais velha do mundo, com mais de 110 anos de idade! A notícia trazia o seu rosto e o seu semblante era jovem, ainda que tecido pelas marcas do tempo. Deus, em nós, faz transparecer a sua identidade. A alegria de participar de sua jovialidade. O vigor de comungar de sua vitalidade.

O consagrado se faz jovem e sua juventude é a oferta mais bela a se depositar no altar do Senhor. Enquanto há tanto frenesi da vida moderna, o vozerio das preces soa mais como barulho do que como encontro pessoal, o consagrado é depositário do descanso de Deus. Existe uma frase bem conhecida que diz isso. “O consagrado remete a Deus”. Porém, talvez algo mais simples ainda, o consagrado é onde descansa Deus.

O descanso de Deus na alma do jovem consagrado é o “cem vezes mais” da vida futura prometida no Evangelho.

 

Frei Bruno Carvalho é religioso na Ordem dos Frades Menores Conventuais. Natural de Brasília-DF, está cursando Teologia, aos seus 25 anos.