Pesquisar
Close this search box.

“VEM SENHOR JESUS: 4º Domingo do Advento”

advento_04

DEUS SE MANIFESTA NA SIMPLICIDADE

Praticamente, às vésperas do Natal do Senhor, lembramos na reflexão de hoje, a partir da Liturgia da Palavra, da figura de Maria. Ela, que recebendo a noticia de que seria a mãe do Salvador, correu apressadamente às montanhas para servir a sua prima Isabel. Só quem tem uma experiência verdadeira com o Senhor sabe que a melhor forma de encontrá-lo é no serviço aos irmãos.

Algumas figuras são importantes nas leituras deste quarto domingo do Advento.

A primeira delas é Belém, a pequenina entre os mil povoados de Judá. De lá nasceria o Salvador: do lugar improvável, no leito de nascimento inesperado, ali se faz presente o Filho de Deus.

A segunda figura é a de Maria, uma jovem humilde de Nazaré, com uma vida simples, moradora de uma periferia da época, um dos vilarejos de onde as pessoas quetionavam se podia vir coisa boa.  

            Deus usa de meios simples para chegar até nós. Isso até nos confunde. Reparemos na sua presença hoje através do Sacramento da Eucaristia: um simples pão branco, sem fermento, sem sabor.

            Isso nos faz perguntar sobre como buscamos e nos relacionamos com Deus. Não são as muitas palavras, não é a beleza e a riqueza dos templos, não são as belas pinturas que manifestarão Deus. Elas podem sim ser canal da Graça de Deus, mas, o lugar privilegiado da manifestação do Salvador está na simplicidade.

            Essa certeza é motivo de alegria para nós, pois somos vasos de barro, somos “lentos para crer”, e um “povo de cabeça dura”. A forma simples de Deus se manifestar é sinal de sua paciência e amor para conosco, já que conhece o nosso coração.

            Peçamos a graça de aprendermos de Maria a viver com mais humildade e simplicidade, no serviço a Deus na pessoa dos irmãos. 

 

Oremos: Derramai, ó Deus, a vossa graça em nossos corações para que, conhecendo pela mensagem do anjo a encarnação do vosso Filho, cheguemos, por sua paixão e cruz, a glória da Ressurreição. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.