Os textos bíblicos deste domingo:
1a. Leitura (Jr 20,7-9) Jeremias sentia-se chamado por Deus para denunciar as injustiças e perversidades dos poderosos, a começar do rei. Isso só lhe traria dificuldades e perseguição. Mas era o apelo de Deus, um fogo a queimá-lo por dentro.
Salmo (63 [62], 2-6.8-9) Cantamos no Salmo a confiança no apoio e proteção de Deus.
2a. Leitura (Rm 12,1-2) Roma era a capital do mundo. Escrevendo às comunidades cristãs da periferia da grande cidade, Paulo as previne para que não sigam a maneira de pensar do ambiente em que vivem.
3a. L. Evangelho (Mt 16,21-27) Pedro, nomeado há pouco pedra principal do alicerce, é agora tratado como pedra no caminho (escândalo) e estorvo (satanás). Tudo porque não queria aceitar a humilhação e o fracasso da cruz. É o que lemos no Evangelho de hoje.
HOMILIA
A Realidade ou a Palavra de Deus na vida
Volta e meia, são veiculadas notícias de escândalos envolvendo padres e bispos. Chamam maior atenção casos de pedofilia e outros abusos sexuais, mas há também acusações de riqueza excessiva, luta por poder e incoerência generalizada.
Não é necessário dizer que nem todas as acusações procedem, a verdade, porém, é que há casos inegáveis de falta de coerência com o que pregam, falta de compromisso com o Evangelho e prática de erros graves. Não basta dizer a verdade, é preciso coloca-la em pratica.
A Palavra de Deus na Escritura
A primeira Leitura de hoje é um trecho das chamadas confissões de Jeremias. Ele se sentia chamado por Deus para denunciar as injustiças e perversidades dos poderosos, a começar do rei. Isso só lhe traria dificuldades e perseguição. Mas o apelo de Deus era irresistível, como um fogo a queimá-lo por dentro. Por isso ele falou, por isso ele foi desprezado, marginalizado, perseguido e preso. Mas não fugiu da verdade.
No Evangelho, a fala de Jesus a Pedro é totalmente oposta ao que ele lhe acabava de dizer. Depois que Pedro afirmou em nome dos discípulos que Jesus é o Messias, Ele lhe disse: ‘tu és feliz’, ‘o que falas não é coisa dos homens é de Deus’, ‘serás a pedra fundamental da minha Igreja’.
No trecho de hoje Jesus chama Pedro de satanás ou estorvo e manda que saia de sua frente e vá para trás a fim de segui-lo. Em seguida diz: ‘o que falas não é coisa de Deus, é coisa dos homens’ e ainda afirma que ele lhe está sendo um escândalo, palavra que significa pedra de tropeço, pedra no caminho.
Jesus mudou completamente o discurso, porque Pedro não quis aceitar que Jesus fosse preso, humilhado e morto pelas autoridades, não queria aceitar as consequências da coerência até à morte e morte de cruz. Afirmar a verdade sem erro de que Jesus é o Messias não basta, é preciso aceitar na prática que o caminho dele é o da cruz e não há por onde fugir.
O Mistério
A celebração regular da Eucaristia tem a função de não nos deixar esquecer que a entrega coerente de si mesmo à humilhação da cruz é o único caminho de salvação. Transformar a celebração em espetáculo ou exibição é fugir da cruz, como queria Pedro. A partilha que salva só acontece se o corpo é entregue e o sangue é derramado.