Pesquisar
Close this search box.

VOLTA ÀS AULAS: COMO REAJUSTAR A APRENDIZAGEM

Estudar

Por Mariana Mendes

As férias estão acabando! Pausas são importantes para descansar, relaxar e colocar outras atividades em dia mas, depois de semanas assim, voltar às atividades escolares e/ou acadêmicas parece assustar. Nos dá a sensação de que perdemos o ritmo que tínhamos antes e não vamos dar conta das demandas que estão por vir.

Logo, este período de vésperas de retorno às aulas traz consigo um misto de emoções traduzido em expectativa, ansiedade, medo e alegria.

Para minimizar esta angústia, trago aqui três dicas que poderão lhe ajudar a começar o ano letivo de uma maneira mais leve e organizada.

 

Dicas para a volta às aulas

 

Planejamento:

Todo recomeço necessita de uma organização para que todo o processo seja bem realizado. Para isso, o planejamento torna-se essencial. Pense, quais são suas expectativas em relação ao novo ano. O que você quer melhorar em relação ao estudante que você era ano passado? Quais as suas metas? Coloque tudo num papel e reflita a melhor maneira de executá-las.

Ambiente:

Um ambiente organizado impacta diretamente na qualidade de seus estudos, pois influência nos seus sentimentos, mantem você motivado e desperta a criatividade, otimizando assim o seu tempo dedicado aos estudos o que melhora a sua produtividade.

O ideal é ter uma mesa somente para este fim, uma cadeira confortável, boa iluminação e um ambiente fresco, ventilado e silencioso, longe de distrações que poderão prejudicar seu rendimento.

Uma boa dica é ter um planner semanal ou mensal bem visível, seja em forma de quadro ou agenda, para que você possa colocar suas atividades, provas, trabalhos, prazos, e não se perder com tantas demandas. E então, como está o seu cantinho de estudos?

Atividades extras:

Por mais que você ame estudar, é fundamental não deixar de lado atividades prazerosas que, muitas vezes, foram adquiridas durante as férias. Mantenha no seu cronograma diário um horário para leitura, atividade física, tocar um instrumento, fazer um serviço voluntário, entre outros.

Tais atividades tendem liberar em nosso organismo maior quantidade de endorfina, dopamina, serotonina e ocitocina, que são substâncias que agem nas conexões nervosas, melhorando a comunicação entre os neurônios, levando à sensação de bem-estar, motivação e relaxamento. Finalizo com uma dica de São Josemaria Escrivá para te ajudar neste ano: “estudante: forma-te numa piedade sólida e ativa, sobressai no estudo, sente anelos firmes de apostolado profissional. E eu te prometo, ante o vigor da tua formação religiosa e científica, próximas e amplas conquistas”. (Caminho 346)

Mariana Mendes é Enfermeira Intervencionista pré-hospitalar, Mestre em Ciências do Meio Ambiente, foi professora de cursos técnicos e cursinho pré-vestibular e atualmente é acadêmica de medicina. É administradora do perfil Medicina Catholica no Instagram, autora do livro “Como aumentar a sua nota no ENEM” e coautora do livro “Reaprender”.