Pesquisar
Close this search box.

A ordem do Carmo e o escapulário de Nossa Senhora

nossa-senhora-do-carmo-monte-carmelo

Hoje, 16 de julho, comemoramos o dia de Nossa Senhora do Carmo. Uma devoção que ocupa um lugar especial na vida de todo cristão católico.

A ordem do Carmo surgiu na Terra Santa (Israel), mais especificamente no Monte Carmelo. Por isso a ordem recebe o nome de Carmo, ou Ordem do Carmelo. A ordem nasce na época das Cruzadas e os primeiros carmelitas eram cavaleiros cruzados ou homens que os acompanhavam na Terra Santa e que decidiram abandonar a vida militar para se dedicar à vida espiritual e ao cultivo da fé e do amor a Deus.

O ideal de vida dos freis, quando nasceu a Ordem dos Carmelitas, era a vida contemplativa. Cada um vivia numa cela (quarto ou espaço dedicado à vida de um monge contemplativo), e se encontravam para as refeições e para as orações comuns. Viviam para a oração e contemplação. Contudo, com a volta dos mulçumanos a Terra Santa, os monges foram obrigados a emigrarem para Europa, onde o estilo de vida mudou, sob influência do contato com os Dominicanos e Franciscanos. Assim, os freis começaram a ir ao encontro das pessoas. Se antes, as pessoas subiam aos montes para procurar os carmelitas, agora os freis descem do monte para ir ao encontro das pessoas. O carisma não mudou, mas a sua forma de atuação, sim: antes, apenas a oração. Agora, também a vida pastoral. Hoje os freis atuam mediante as necessidades da Igreja, o que define a sua missão.

No Brasil, a devoção a Nossa Senhora do Carmo é muito difundida. Haja vista as inúmeras cidades, com o nome de Carmo, como: Carmópolis, Monte Carmelo, Carmo de Minas, Carmo do Cajuru, Carmo do Rio Claro, e tantas outras dedicadas à Virgem do Carmo. Na Amazônia, por obra dos frades carmelitas, que foram responsáveis pelas missões no Rio Negro e em Minas Gerais, sobretudo pelos carmelitas do estado de São Paulo que acompanhavam as expedições dos bandeirantes pelo interior do país. Vale ressaltar que o dia do estado de Minas Gerais se comemora no dia 16 de julho, isso porque a primeira vila nas terras das minas, nasce com o nome de Ribeirão do Carmo, atual cidade de Mariana.

O escapulário
Em uma oração à Nossa Senhora, São Simão Stock recebe o escapulário como confirmação de que a Ordem do Carmo estava sob sua proteção.

Hoje, o escapulário popular é um pequeno tecido marrom com a imagem de Jesus e de Nossa Senhora do Carmo, ou em forma de medalha, abençoado e usado por muitos devotos de Nossa Senhora do Carmo.

O escapulário é um sinal de confirmação e proteção da Virgem Maria. Portanto, quem usa o escapulário tem essa proteção, tem a sinalização da Graça de Deus que acompanha aquele que manifesta sua devoção à Virgem Maria. É um sinal de comprometimento a Jesus Cristo!